Home / Comunicação / Municípios utilizam mídias sociais para se conectar com comunidade

Notícias

20/06/2011

Compartilhe esta notícia:

Municípios utilizam mídias sociais para se conectar com comunidade

CNM

Uma das ferramentas mais famosas entre as mídias sociais, é o twitter, pois permite ao usuário interagir com outros em tempo real. A troca funciona através do envio e recebimento de atualizações, também chamados twittes, com até 140 caracteres, e é gratuito.

O Brasil é o terceiro País que mais utiliza a rede social. As entidades estaduais, prefeituras e gestores municipais usam a rede para uma comunicação mais rápida, e para compartilhar idéias, convites para eventos e outros twittes.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) utiliza essa ferramenta de gestão e ainda estimula o uso desta rede social para a promoção de uma gestão mais eficiente e mais um canal de comunicação e aproximação com o cidadão.

O @portalcnm é o perfil da entidade no twitter, que prioriza levar aos gestores de maneira mais rápida e fácil as principais notícias de interesses dos Municípios. Além disto, dispõe de informações sobre a participação do presidente Paulo Ziulkoski nos eventos políticos e demais representantes do municipalismo brasileiro.

Prefeituras na rede
A ferramenta está ganhando espaço em todas as áreas, em especial na administração municipal. O prefeito de Arapiraca (AL), Luciano Barbosa foi considerado no ano passado o gestor mais seguido em todo o país, concorrendo com senadores e deputados.

Ele relata a Agência CNM que o twitter da prefeitura colabora com a divulgação de ações e eventos municipais, além de existir uma ampla participação da população, com elogios e reclamações. "É bastante comum receber sugestões e reclamações de problemas do Município. Faço questão de responder a todos os seguidores pelo twitter. Em muitas ocasiões, informo secretários de governo e assessores para entrar em contato com as pessoas, a fim de resolver os problemas", explica o prefeito.

Para Luciano Barbosa, que criou seu microblog pessoal há cerca de um ano e meio, a ferramenta permite uma comunicação rápida e direta com a população, colocando as pessoas em sintonia com tudo o que está acontecendo no Município de 214 mil habitantes.

A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) também utiliza a ferramenta há um ano e tem muitos seguidores. A assessora de imprensa da Associação, Zélia Cavalcante, que cuida da ferramenta, acredita que a rede agiliza o trabalho da entidade. “Temos muitos seguidores, e a expectativa é aumentar e continuar buscando nosso público específico, que são os moradores, gestores e trabalhadores de Alagoas.”, informa.

A assessora também conta que a ferramenta é rápida é auxilia no processo de gestão e indica que os prefeitos deveriam implantar a ferramenta. “O prefeito pode divulgar ações da prefeitura e melhorar a figura do governo municipal dentro da comunidade. Temos vários gestores da Associação que usam a ferramenta. A prefeita de Piranhas (AL), Melina Freitas é um exemplo, e o prefeito Carlos André do Município de Olho d’Água das Flores (AL) também usa.”, conta Zélia.

 


Notícias relacionadas