Home / Comunicação / Município baiano confirma adesão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Notícias

05/12/2018

Compartilhe esta notícia:

Município baiano confirma adesão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

06042018 ODS ONU Mais um Município confirmou adesão às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O prefeito da cidade baiana de Morro do Chapéu, Leonardo Dourado, vai oficializar a decisão ainda nesta semana. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) enaltece essa ação e incentiva outros gestores adotarem a medida como forma de melhoria para o desenvolvimento dos Entes.

O Ato do prefeito de inclusão de Morro do Chapéu no cumprimento dos ODS ocorre na próxima sexta-feira, 6 de dezembro. Na ocasião, o prefeito assina o Decreto que implementa a Comissão Municipal para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ainda será criado o Instituto Tecnológico de Morro do Chapéu. A cidade baiana ganhou visibilidade nacional por suas cachoeiras e trilhas paradisíacas. Turistas de todo o mundo marcam presença anualmente nesses pontos turísticos e movimentam a economia local.

Nos últimos anos, o Município de cerca de 37 mil habitantes, atraiu investimentos no setor de energia renovável como, por exemplo, o Parque Eólico Morro do Chapéu Sul. Na área da Educação, a cidade desenvolveu projetos que valorizam a Educação e pretendem cumprir o ODS 4 relacionado à Educação de Qualidade. A iniciativa, denominada Aluno Nota 10, destaca os alunos que obtém as melhores médias escolares.

Os menores números de faltas são premiados em uma cerimônia que conta com a presença de autoridades locais e da comunidade local. Os melhores professores e diretores também são agraciados. Realizado há dez anos, o projeto já premiou mais de 500 alunos e reduziu a evasão escolar a zero em pelo menos oito escolas.

Ações e Mandala
A CNM tem atuado para auxiliar os gestores que têm interesse na adesão aos ODS com várias ações que possam detalhar as 17 metas dos ODS além de esclarecer dúvidas dos municipalistas sobre o tema. Para isso, a Confederação disponibiliza materiais e ainda possui um hotsite apenas com conteúdo com essa temática. 

A Confederação ainda oferece a Mandala ODS, aplicativo da entidade que possibilita tanto aos administradores das cidades quanto aos demais cidadãos diagnosticar, monitorar e avaliar o desempenho quanto ao nível do alcance da Agenda 2030 por meio de quatro dimensões: institucional, econômica, ambiental e social.

Da Agência CNM de Notícias, com informações da Correio 24 Horas


Notícias relacionadas