Home / Comunicação / Município de Benedito Novo (SC) amplia parceria com cidade romena nas áreas de cultura e tecnologia

Notícias

01/08/2019

Compartilhe esta notícia:

Município de Benedito Novo (SC) amplia parceria com cidade romena nas áreas de cultura e tecnologia

Foto: IUC-LACO Município de Benedito Novo (SC) e a cidade romena de Alba Iulia seguem ampliando parcerias no âmbito do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC), da União Europeia. Desde 2018, trocam conhecimentos e boas práticas sobre desenvolvimento urbano sustentável – especialmente nas áreas de turismo, tecnologia, produção industrial, cultura e meio ambiente. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) é parceira do programa.

Em continuidade ao projeto, as delegações trabalham ações, por exemplo, na área cultural e de tecnologia. Em 11 de agosto, Alba Iulia receberá a Exposição Internacional de Artes Reais, com a participação de artistas de todo o mundo. Andréia Dirschnabel, do Município de Brusque (SC), que compõe a região da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí, será uma das expositoras, por indicação de Benedito Novo. Ela levará a obra Paisagem de outono.

Nessa contínua cooperação entre as cidades, o Município catarinense está ainda em constante contato com o departamento de recursos humanos da empresa romena Star Assembly a fim de obter práticas e estágios internacionais entre os estudantes das duas regiões. No setor de tecnologia, a delegação de Benedito Novo trabalha com duas empresas romenas para testar aplicativos gratuitos desenvolvidos no país.

Histórico
Primeiro, os catarinenses receberam os romenos, em novembro de 2018. Em maio de 2019 foi a vez de retribuir a visita. Na ocasião, os representantes aprofundaram projetos de desenvolvimento urbano sustentável. A decisão final foi desenvolver um projeto piloto no campo do turismo juntamente com a criação de um circuito turístico, na promoção de cidades inteligentes e no desenvolvimento de capacidades produtivas em ambas as cidades.

O Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC-LAC) apoia cidades em diferentes regiões do globo a se conectarem e compartilharem experiências sobre desenvolvimento urbano sustentável. “A cooperação não termina quando as missões técnicas chegam ao fim. Os gestores retornam trazendo muitas ideias e a forte responsabilidade de implementá-las no contexto de suas cidades", afirma a assessora internacional do Helpdesk do Programa IUC –LAC na CNM, Juliana Leal.

Cooperação
O Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC) tem como objetivo apoiar cidades em diferentes regiões do mundo para conectar e compartilhar soluções para problemas comuns em relação ao desenvolvimento urbano sustentável e à luta contra as mudanças climáticas.

A CNM ressalta que a cooperação internacional permite aos gestores locais conhecerem experiências e soluções implementadas por seus pares em outros países. Possibilita, ainda, o estabelecimento de parcerias que contribuam para o desenvolvimento de ações inovadoras e complementares às políticas existentes.

Da Agência CNM de Notícias, com informações da IUC-LAC
Foto: IUC-LAC


Notícias relacionadas