Home / Comunicação / Município de Birigui (SP) publica livro com práticas municipais relacionadas aos ODS; CNM acompanha

Notícias

16/12/2020

Compartilhe esta notícia:

Município de Birigui (SP) publica livro com práticas municipais relacionadas aos ODS; CNM acompanha

FOTO PRAÇAA Confederação Nacional de Municípios (CNM) participa nesta quinta-feira, 17 de dezembro, do Seminário Os diferentes atores na construção da agenda 2030 das Nações Unidas, organizado pelo Município de Birigui. O evento terá na sua programação o lançamento do livro Não deixe ninguém para trás, produzido por meio de parceria entre a CNM com equipes técnicas da prefeitura.

Colaboradores da CNM estiveram em reuniões com representantes técnicos de Birigui para fazer a análise e o diagnóstico das ações realizadas pelo Município e sua relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e todas as suas 169 metas. O resultado do trabalho foi incorporado no livro a ser lançado.

O processo de análises e diagnósticos contou com a utilização da Mandala ODS e mostrou como as metas dos ODS conseguem impactar de forma bastante eficaz a vida da população local quando a agenda municipal estabelecida é associada à construção e à consolidação de problemas reais e baseada em políticas públicas, aplicação de recursos, conhecimentos e técnicas.

O resultado da ação conjunta foi a criação de dados iniciais que serão utilizados na evolução da Mandala ODS para a versão 2.0. Além disso, foi possível perceber que é necessário trabalhar com as agendas locais, com a resolução dos problemas específicos da população, documentar o resultado do cumprimento das etapas localmente, bem como fazer a correlação de como isso atinge a meta global.

Representam a Confederação no evento o coordenador de cooperação internacional, Maurício Zanin, e o consultor Marcelo Barbieri. O prefeito Cristiano Salmeirão será o anfitrião do Seminário, que também contará com integrantes de outros setores do Município. Na ocasião, será inaugurada a Praça 17 ODS. O encontro será transmitido na página oficial da prefeitura de Birigui no Facebook. 

InovaJuntos
Por entender as necessidades do território, a CNM informa que está com processo seletivo aberto para o projeto de cooperação internacional InovaJuntos com Municípios brasileiros, portugueses e latino-americanos. Assim como Birigui, outros Municípios terão a oportunidade de implementarem ações voltadas aos ODS em seu território, já que esse é um dos temas transversais do projeto.

O InovaJuntos vai auxiliar na incorporação de ações de inovação e sustentabilidade. O edital para a seleção dos 4 primeiros Municípios está aberto até o dia 31 de janeiro. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site www.ino\vajuntos.cnm.org.br e preencher o formulário de inscrição. O projeto é uma parceria da CNM com o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, em Portugal, e com cofinanciamento da União Europeia.

 

Foto: prefeitura de Birigui

 

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas