Home / Comunicação / Município de Feliz Deserto (AL) passa por diagnóstico vocacional do Projeto InovaJuntos

Notícias

13/05/2022

Compartilhe esta notícia:

Município de Feliz Deserto (AL) passa por diagnóstico vocacional do Projeto InovaJuntos

13052022 PROJETO INOVAJUNTOS FELIZ DESERTOEscolhido para participar do InovaJuntos – Cooperação Triangular Urbana para Inovação e a Sustentabilidade, o Município de Feliz Deserto (AL) recebeu a equipe do projeto em maio para diagnóstico vocacional. O Município participa na iniciativa no grupo de Cidades Verdes e Mudanças Climáticas.

Na cidade alagoana, as atividades envolveram reuniões com membros da sociedade civil, grupos religiosos, instituições de ensino atuantes no Município, empresários e representantes do setor produtivo e visita a comunidades de artesãs. Além disso, participaram da iniciativa a prefeita de Feliz Deserto, Rosiana Beltrão, e o vice-prefeito, José Nunes, e secretários.

A construção do diagnóstico vocacional é uma das atividades previstas no InovaJuntos para os Municípios selecionados. Durante esta etapa, a equipe do projeto realiza uma série de visitas e reuniões a experiências e grupos do Município para coletar informações das mais diversas perspectivas sobre as melhorias que podem ser implementadas para fomento do desenvolvimento local de maneira sustentável.

Equidade de gênero e desenvolvimento local
Entre as atividades foram feitas visitas a duas comunidades de mulheres artesãs que atuam no Município: Oficina de Papel Artesanal (OPA) e Associação das Artesãs de Feliz Deserto (Oficina da Taboa). Ambas contam com o apoio da usina de cana de açúcar local, que fornece diretamente a matéria-prima da OPA e auxilia na estrutura das artesãs da Taboa.

As experiências reaproveitam diferentes rejeitos que seriam jogados no meio ambiente e os transformam em arte. Esse tipo de trabalho é o que o InovaJuntos visa fomentar de maneira paralela à equidade de gênero, gerando o empoderamento feminino, preservando o meio ambiente na promoção do desenvolvimento local sustentável com o apoio de parcerias público-privadas.

Conheça mais sobre Feliz Deserto (AL) e a Oficina de Papel Artesanal no site do InovaJuntos, que produziu um vídeo sobre o Município e a iniciativa.

Projeto InovaJuntos

O InovaJuntos - Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade é uma parceria da Confederação Nacional de Municípios (CNM) com o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (Portugal) cofinanciado pela União Europeia. Saiba mais sobre o projeto em: https://inovajuntos.cnm.org.br.

Da Agência CNM de Notícias

 


Notícias relacionadas