Home / Comunicação / Município de Goiás recebe equipe do Projeto InovaJuntos

Notícias

23/05/2022

Compartilhe esta notícia:

Município de Goiás recebe equipe do Projeto InovaJuntos

23052022 inovajuntos goias visitaNesta semana, a equipe do Projeto InovaJuntos realizou o último diagnóstico vocacional entre os Municípios selecionados na primeira etapa do Projeto. A sede do processo de implementação do Diagnóstico Vocacional Participativo dos participantes do cluster 4 (espaços inclusivos de inovação social e cultural) foi no Município de Goiás (GO).

O Diagnóstico Vocacional é uma das entregas previstas pelo projeto que atua como ação para reforçar o diálogo público multinível sobre as políticas e os desafios urbanos e as experiências locais e para o fortalecimento das capacidades institucionais das cidades para promoverem o desenvolvimento urbano sustentável, ambos como resultados previstos para o Projeto. A primeira etapa do processo de diagnóstico envolve a escuta qualificada de representantes dos variados setores da sociedade e levantamento dos principais desafios e fragilidades, bem como oportunidades e potencialidades do Município, a partir das distintas perspectivas.

Para a construção do diagnóstico vocacional, é realizada a etapa de entrevistas com diversos grupos da comunidade, para captação das diversas perspectivas dos mais distintos grupos que vivem no Município. Nesta etapa, são conhecidas experiências exitosas locais. Em Goiás, por exemplo, foram realizadas entrevistas com produtores agrícolas locais que fazem parte da Cesta Ecológica, uma experiência realizada com o apoio da prefeitura para promoção de alimentação de qualidade a um preço acessível à comunidade.

Entre as visitas também foram realizadas entrevistas qualificadas com representantes dos centros de ensino superior atuantes no município, artesãos locais, jovens e atividades de caráter comunitário, como a rádio comunitária local. Como última etapa do processo in loco, tem-se um momento de devolutiva aos que participaram das entrevistas em que são apresentados os principais resultados colhidos ao longo do processo.

Missão Técnica
Na semana de 23 a 27 de maio ocorre a primeira Missão Técnica Portugal-Brasil. Na oportunidade, estarão reunidos todos os Municípios selecionados, sendo os 20 brasileiros e os 12 portugueses. Após atividade em Brasília, em 25 de maio, os representantes seguirão para os quatro Municípios-sede dos clusters temáticos para dar início à primeira etapa da Cooperação Local. A agenda técnica será transmitida ao vivo no canal do YouTube da CNM.

Sobre o projeto
O Projeto InovaJuntos (Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade) é uma iniciativa fruto da parceria entre a Confederação Nacional de Municípios (CNM) com o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (Portugal) cofinanciado pela União Europeia. Saiba mais sobre o projeto no site oficial.

Da Agência CNM de Notícias

 


Notícias relacionadas