Home / Comunicação / Município de Pirenópolis (GO) tem avanço no pedido de repactuação da UPA

Notícias

22/04/2019

Compartilhe esta notícia:

Município de Pirenópolis (GO) tem avanço no pedido de repactuação da UPA

18042019 Denilso e prefeito de Pirenópolis GOO Município de Pirenópolis, em Goiás, foi uma das primeiras cidades com avanço na repactuação da finalidade da Unidade de Pronto Atendimento (Upa). O Secretário de Saúde da cidade goiana, Junior Capela, anunciou a aprovação pela Comissão Intergestores Bipartite de Goiás (CIB-GO) e já saiu com a Resolução da CIB-GO assinada. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) acompanhou esse processo.

A repactuação das obras das Upas foi uma conquista do movimento municipalista, pleiteada pela CNM e atendida durante a Marcha de 2018. A formalização da conquista ocorreu com a publicação do Decreto 9380/2018. Em Pirenópolis, a repactuação vai trazer mais benefícios para a população e reduzir custos para a administração municipal. O espaço da Upa estava desocupado e se deteriorando. Por outro lado, a prefeitura precisava alugar outros imóveis para abrigar serviços de saúde e ofertar atendimento aos cidadãos locais. A assinatura da Resolução da CIB já autoriza a repactuação da obra da Upa.

“É uma conquista muito grande para o Município. Não é justo o Município pagar aluguel sendo que nós temos um prédio parado. Com a repactuação, vamos colocar no espaço que seria da Upa uma Unidade Básica de Saúde, um Centro de Atenção Psicossocial, um Núcleo Ampliado de Saúde da Família e a Vigilância Sanitária do Município”, adiantou o secretário.

Após o avanço, o secretário disse que aguarda os próximos passos. “A gente espera que o Ministério da Saúde seja sensível com essa readequação do nosso prédio de Pirenópolis para poder levar saúde de qualidade para a nossa população”, informou. A CNM foi representada pelo supervisor do Núcleo de Desenvolvimento Social da CNM, Denilson Magalhães. Também marcou presença o Secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino.

Da Agência CNM de Notícias 


Notícias relacionadas