Home / Comunicação / Município de São Paulo aumenta arrecadação fazendo georreferenciamento

Notícias

24/07/2019

Compartilhe esta notícia:

Município de São Paulo aumenta arrecadação fazendo georreferenciamento

pref sorocaba divulgacaoAumentar a arrecadação do Município pode parecer um bicho de sete cabeças. O que muitos gestores não sabem é que a solução pode ser mais simples do que parece. Foi o que buscou o Município de Serra Azul, em São Paulo. Com 14 mil habitantes, a prefeitura conseguiu triplicar a arrecadação fazendo georreferenciamento das casas da localidade.

O Sistema de Georreferenciamento é um mecanismo que permite mapear todos os imóveis em desacordo com o cadastro na prefeitura. Falando assim, parece difícil e de um custo alto para o Município, mas o diretor de finanças da prefeitura, Donizete Aparecido Soares, explica.

“Georreferenciamento é bastante simples. Contratamos a empresa para fazer um trabalho de correção de todos os imóveis que pagam IPTU só sobre o terreno. Eles passam a pagar sobre a real construção dos imóveis. Na maioria dos Municípios, como era no nosso caso aqui, esse cadastro estava desatualizado e pagava só sobre o terreno. Então isso faz com que a arrecadação dobre bem rápido”, disse.

A iniciativa integra o hall de matérias divulgadas pela Rádio CNM. As reportagens são divulgadas toda quarta-feira, ao vivo, às 9h30. Caso tenha alguma boa prática municipal, o gestor pode enviar para o e-mail imprensa@cnm.org.br

Ouça mais
Boas Práticas: Município longe da fronteira se prepara para acolher venezuelanos

Boas Práticas: União de sete Municípios promove melhorias através de Consórcio Intermunicipal

Boas Práticas: Biblioteca pública em Tomé-Açu inova e leva conhecimento a agricultores rurais

Por: Lívia Villela

Foto: Prefeitura Sorocoba/Divulgação

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas