Home / Comunicação / Município de Selvíria (MS) promove ações com a população para preservar nascentes de rios

Notícias

10/12/2018

Compartilhe esta notícia:

Município de Selvíria (MS) promove ações com a população para preservar nascentes de rios

10122018 nascente rio EBCO Município de Selvíria, em Mato Grosso do Sul, está situado em uma região de nascentes de rios que são responsáveis pela subsistência de famílias em assentamentos e pelo aumento do fluxo de água em represas e hidrelétricas da cidade. A importância da preservação desses mananciais tem disso reforçada pelo prefeito José Fernando Santos por meio de ações direcionadas à conscientização dos cidadãos, principalmente dos residentes em áreas rurais.

O conjunto de ações faz parte do Projeto adote uma nascente. É por meio dele que a prefeitura pretende catalogar todas as nascentes do Município, que terão uma ficha de inscrição. Depois disso, cada morador vai se comprometer em cuidar de uma nascente e mantê-la protegida. Santos explica que para alcançar esse objetivo o Município vai adotar ações que possam orientar melhor a população sobre a preservação das nascentes.

“Serão feitas oficinas com os assentados. Eles irão participar também da execução do projeto. Esse projeto também é aberto a empresas da iniciativa privada que estejam interessadas no financiamento dessa ação. A empresa também pode adotar uma nascente”, anunciou o gestor em entrevista à Agência CNM.

Próximos passos
Além da ação de conscientização e participação ativa de cidadãos de Selvíria, o prefeito informou que pretende fortalecer o solo da região das nascentes com o plantio de árvores como mais uma forma de proteção. Os mananciais ainda seriam monitorados com a atualização de um relatório de fiscalização.10122018 prefeito de selviria

O Projeto adote uma nascente foi aprovado recentemente pelo Conselho Gestor do Fundo Estadual de Defesa e de Reparação de Interesses Difusos Lesados (Confules) e vai receber investimentos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) para a implementação das ações de preservação e proteção dos mananciais.

Por: Allan Oliveira

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas