Home / Comunicação / Município mineiro reativa setor de convênios e recebe investimentos que superam arrecadação local

Notícias

07/08/2019

Compartilhe esta notícia:

Município mineiro reativa setor de convênios e recebe investimentos que superam arrecadação local

EBCA cidade mineira de Piedade dos Gerais tem como principal receita as transferências do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e de outros impostos que, geralmente, chegam a R$ 1 milhão por mês. Com poucos recursos disponíveis, a prefeitura teve que buscar outras alternativas para desenvolver projetos de investimentos em infraestrutura e conseguiu tornar esse objetivo uma realidade após reativar o departamento de convênios da cidade. Em entrevista à Agência CNM, o prefeito Rogério Costa contou como conseguiu colocar em prática iniciativas que incrementaram recursos superiores ao valor arrecadado na cidade.

O projeto foi desenvolvido em algumas etapas. Depois de colocar novamente em funcionamento o setor de convênios da prefeitura, o chefe do executivo municipal da cidade precisava de um profissional qualificado que cordenasse os convênios. Ele buscou esse perfil no quadro de servidores da própria prefeitura. “Convidei um antigo adversário político para ocupar essa função. Muitos prefeitos, no meu caso, procurariam profissionais até fora do Município. Mas acho que se tem uma pessoa capacitada na própria cidade eu não vou levar em conta as questões políticas e sim o interesse do Município”, contou.

O objetivo de promover investimentos em infraestrutura na cidade passava necessariamente pela integração da área de convênios com outros setores. A partir desse entedimento, o passo seguinte foi criar também um departamento de engenharia que pudesse servir de suporte para essas obras de infraestrutura. Com o apoio conjunto desses profissionais, o Município fez uma força-tarefa para conseguir recursos e definiram estratégias que alcançassem essa finalidade. Uma delas foi uma varredura nas consultas de oportunidades.

Em algum tempo de atuação, a equipe conseguiu investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), emendas e outros convênios. Moto niveladora, caminhão e a pavimentação de quase todas as ruas do Município foram algumas aquisições alcançadas com o trabalho conjunto. “Se for somar tudo isso, a gente conseguiu recursos que chegam a R$ 2 milhões, ou seja, valores que representam quase 2 meses de receitas do nosso Município que possui 4.937 habitantes. Significa muito para a gente. É muito importante que os gestores busquem alternativas de captação de recursos por meio dos convênios”, ressaltou o prefeito.

Todas essas ações foram narradas pelo prefeito durante uma edição do CNM Qualifica realizada no mês passado em Belo Horizonte. Nesse encontro promovido pela CNM, o gestor também obteve mais informações sobre a Plataforma Êxitos, ferramenta oferecida pela entidade aos Municípios contribuintes com o movimento municipalista e que oferece oportunidades de captação de recursos. A equipe do Município de Piedade das Gerais já está usufruindo dos benefícios da plataforma.

Por: Allan Oliveira
Foto: EBC
Da Agência CNM de Notícias

 


Notícias relacionadas