Home / Comunicação / Municípios brasileiros participam da Semana Europeia de Regiões e Cidades em Bruxelas, na Bélgica

Notícias

09/10/2018

Compartilhe esta notícia:

Municípios brasileiros participam da Semana Europeia de Regiões e Cidades em Bruxelas, na Bélgica

09082018 European Week of Regions and Cities divulgacaoA Semana Europeia de Regiões e Cidades em Bruxelas, na Bélgica, deve reunir gestores municipais e regionais, especialistas, acadêmicos e representantes de entidades associadas de todo o mundo para trocar conhecimentos e experiências sobre o desenvolvimento urbano de cidades e regiões. O evento começa nesta terça-feira, 9 de outubro, e contará com a participação do 1º tesoureiro da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Jair Souto, como moderador de uma das mesas de debate do evento.

A CNM ressalta que a Semana é reconhecida por ser uma importante plataforma de comunicação política, capaz de sensibilizar políticos e gestores para a importância dos Municípios e regiões na elaboração das políticas europeias; sendo o maior evento público sobre urbanização no continente.

Participarão desse evento os Municípios brasileiros de Vitória (ES), Benedito Novo (SC), São Leopoldo (RS), Araripina (PE), Belo Horizonte (MG) e o Consórcio ABC (SP). Representarão a Colômbia os Municípios de Armenia, Ibagué, Piedas, Cali Medelín e La Cumbre. A Argentina será representada por San Justo, Río Grande, Buenos Aires e Rosário. Viña Del Mar, San Pedro de La Paz y Chiguayante representarão o Chile; e Trujillo e Miraflores, o Perú.

Nas sessões de Cooperação entre Regiões, Chihuahua representará o México, Bogotá e Cundinamarca representarão a Colômbia e o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioste), o Brasil.

Serão cerca de seis mil participantes e 600 oradores que se reunirão em torno de cem sessões de trabalho, exposições e eventos relacionados ao desenvolvimento urbano local e regional. Dentro das atividades da Semana Europeia de Regiões e Cidades, o Programa Internacional de Cooperação Urbana – América Latina e Caribe realizará, no dia 11 de outubro, o 2º Evento de Cooperação Cidade-Cidade, com o tema: Do planejamento de ações ao financiamento

Desenvolvimento Sustentável
Com o lema do Desenvolvimento Urbano Sustentável, as cidades que já realizaram a cooperação apresentarão as experiências que tiveram no desenvolvimento de seus planos de ação, bem como promoverão discussões em mesas-redondas sobre essas experiências. Temas como: mobilidade urbana, saneamento básico, energia limpa e revitalização do espaço público serão apresentados.

A Semana Europeia de Regiões e Cidades é coorganizada pelo Comitê das Regiões Europeu (CR) e pela Direção-Geral da Política Regional e Urbana (DG REGIO) da Comissão Europeia, juntamente com convidados parceiros.

O Staff e o Helpdesk do IUC-LAC estarão no evento, participando das sessões e cobrindo os principais destaques da Semana. O conteúdo será divulgado nas redes sociais do projeto. Representaram o projeto: Rebecca Borges, como Helpdesk, Tatiane Jesus como coordenadora do Helpdesk na CNM.

A Confederação apoia a implementação do Programa IUC-LAC e está responsável pelo Helpdesk, que trabalha como uma Central de Apoio. Qualquer questão relativa ao Programa pode ser enviada a info@iuc-la.eu ou ser sanada pelo telefone (61) 2101-6608.

Para mais informações, acesse aqui

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas