Home / Comunicação / Municípios brasileiros recebem prêmio internacional em encontro da Flacma

Notícias

30/08/2018

Compartilhe esta notícia:

Municípios brasileiros recebem prêmio internacional em encontro da Flacma

Ag CNMMunicípios brasileiros e finalistas do Prêmio MuniCiência edição 2017-2018 terão a oportunidade de participar, entre esta quinta e sexta-feira, 30 e 31 de agosto, da XII Cumbre Hemisférica de Alcaldes y Gobiernos Locales (Cúpula Hemisférica de Prefeitos e Governos Locais, em português). O evento anual é organizado pela Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma).

Os Municípios de Santa Clara do Sul (RS) e Venâncio Aires (RS) estão sendo homenageados com o Prêmio Latino-americano ao Bom Governo Municipal. O primeiro se destaca na categoria Prêmio Nacional, e o segundo, na categoria Transparência. Além desses, incentivados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) a se inscrever, Monteiro Lobato (SP) recebeu reconhecimento na categoria Cidade Inteligente.

Também participam do encontro as administrações dos Municípios de São Bento do Una (PE) e Itabira (MG). Os prefeitos brasileiros dos quatro Entes destacados terão a oportunidade de apresentar, durante a Cúpula, as iniciativas inovadoras que garantiram notoriedade à administração. Neste ano, o evento está ocorrendo na cidade de Punta del Leste, Uruguai.

Ag CNMA XII Cumbre Hemisférica pode ser definida como um encontro de autoridades locais com os diversos aliados ao movimento municipalista, como organismos multilaterais, organizações políticas e financeiras, redes e instituições que trabalham para impulsionar o desenvolvimento local em toda a região da América Latina e Caribe.

Iniciativas brasileiras destacadas no evento internacional: 

Santa Clara do Sul (RS) – O Projeto Santa Clara Tem Valor foi criado pela prefeitura com o objetivo de conscientizar o consumidor de que as compras realizadas no Município geram impostos que fortalecem o governo municipal, dotando-o de melhores condições para realizar investimentos. O ponto de partida foi a constatação de que o comércio local necessitava ser prestigiado pelos moradores da cidade. Comprar em localidades vizinhas e maiores soava mais vantajoso. O projeto também contempla os produtores rurais, a indústria e o setor de serviços do Município.

Venâncio Aires (RS) – O aplicativo Fiscale foi o projeto apresentado pela Prefeitura de Venâncio Aires. O seu objetivo é defender os direitos dos usuários nos serviços públicos e facilitar a comunicação dos cidadãos com o poder público municipal. A iniciativa é inovadora por agregar ferramentas georreferenciadas existentes, como Google Maps, em um aplicativo de celular que auxilia o diálogo entre munícipes e prefeitura, e que ajuda a encontrar soluções aos problemas da cidade.

São Bento do Una (PE) – O Município apresentou o Programa Estou Presente, Professor. A iniciativa tem o objetivo de diminuir a baixa frequência e a evasão escolares. Parcerias com as demais secretarias municipais, escolas, Igrejas, Ministério Público, Conselho Tutelar e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente foram firmadas com o propósito de garantir assistência às famílias dos estudantes com baixa frequência, evadidos ou em situação de vulnerabilidade.

Itabira (MG) – O projeto apresentado pela Prefeitura de Itabira, o Itabira HUB, busca diversificar as atividades econômicas da cidade. A criação do primeiro espaço de coworking público do Estado trouxe muitos resultados, como o incentivo à inovação e ao empreendedorismo, o acolhimento de valores – que encontram no município o suporte para o desenvolvimento de projetos –, a geração de empregos e ainda a conservação do espaço público.

Vale ressaltar ainda que, ao reunir autoridades municipais de todo o continente, a Cúpula cria um espaço de diálogo sobre os problemas atuais e as perspectivas das cidades latino-americanas para a construção de um futuro melhor. O Prêmio ao Bom Governo Municipal é parte da programação de 2018.

Já o Prêmio MuniCiência é parte do Projeto UniverCidades, organizado pela CNM com financiamento da União Europeia. Por meio da iniciativa, a CNM valoriza e divulga experiências municipalistas inovadoras com o propósito de reconhecer o esforço dos gestores e oferecer solução a ser reaplicada em outras localidades

Por: Agência Galo
Foto: Ag CNM
Da Agência CNM de Notícias 

Leia mais

Encontro latino-americano reúne municipalistas no Uruguai


Notícias relacionadas