Home / Comunicação / Municípios de Aracati (CE) e Ijuí (RS) têm manifestações culturais reconhecidas por lei

Notícias

30/12/2021

Compartilhe esta notícia:

Municípios de Aracati (CE) e Ijuí (RS) têm manifestações culturais reconhecidas por lei

30122021 arquivo pref fortaleza thiago matineDois Municípios brasileiros tiveram o reconhecimento de suas manifestações culturais por meio de legislações federais publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 29 de dezembro. Agora o carnaval de Aracati, no Ceará (CE), é reconhecidamente uma manifestação da cultura nacional, e a cidade de Ijuí, no Rio Grande do Sul (RS), tem o título de Capital Nacional das Etnias.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca a importância do reconhecimento de manifestações culturais como ferramenta de preservação e disseminação de memórias locais, fortalecendo as afirmações identitárias ao mesmo tempo em que promove o Município. Além disso, a entidade destaca que tais medidas ajudam a impulsionar o turismo e a economia local, pois o fortalecimento da cultura é uma importante ferramenta para a criação de rotas e roteiros e um ponto muito considerado pelo turista na escolha dos destinos.

O turismo cultural vem se tornando um diferencial competitivo e uma preferência do turista nacional e internacional, que, ao escolher o destino para suas férias, mesmo que este tenha destaque para outro segmento, como sol e praia, ecoturismo, costuma escolher os que possuem um ativo cultural preservado.

Carnaval de Aracati
Na proposta de criação da lei, o senador Cid Gomes (PDT-CE) apontou que a tradicional Festa de Momo em Aracati é realizada há décadas. Reunindo quase meio milhão de pessoas por noite, o evento ocorre tradicionalmente em quatro lugares do Município: Praia de Majorlândia, Praça da Comunicação, Rua Coronel Pompeu e Rua Coronel Alexanzito.

Com edificações coloniais, o conjunto arquitetônico e paisagístico de Aracati já é tombado pelo Iphan desde 2001. O Município, no litoral cearense, também é conhecido por abrigar a conhecida Praia de Canoa Quebrada. O carnaval de Aracati foi reconhecido como manifestação cultural nacional pela Lei 14.279/2021.

30122021 ijui arquivo site da prefeituraCapital das Etnias
Sugerida pelo deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), a criação da Capital Nacional das Etnias considerou a diversidade multicultural do Município de Ijuí (RS), que abriga variados grupos étnicos, como afrobrasileiros, índios, portugueses, franceses e italianos. De acordo com o projeto, a cidade reúne um rico patrimônio cultural, histórico, turístico e natural, sendo considerada “terra das culturas diversificadas''. O reconhecimento foi instituído por meio da Lei 14.280/2021.

Da Agência CNM de Notícias
Fotos: Thiago Matine/Prefeitura de Fortaleza e Site da Prefeitura de Ijuí/RS


Notícias relacionadas