Home / Comunicação / Municípios disponibilizam dicas culturais na internet para população durante pandemia

Notícias

27/04/2020

Compartilhe esta notícia:

Municípios disponibilizam dicas culturais na internet para população durante pandemia

94225271 859612564514905 9066593665987641344 nOs gestores municipais de cultura estão se mobilizando e atuando para diminuir o risco de transmissão do novo coronavírus (Covid-19) e para minimizar os impactos negativos criados por essa nova conjuntura para a população e o setor cultural local. Durante a pandemia, a área técnica de Cultura da Confederação Nacional de Municípios (CNM) está divulgando boas práticas de cidades que estão atuando para superar os atuais desafios enfrentados pela gestão pública municipal de cultura. Nesta segunda-feira, 27 de abril, a entidade destaca as ações implementadas em entes da Paraíba e de Minas Gerais que disponibilizaram indicações de conteúdos culturais nas redes sociais.

No Município paraibano de Umbuzeiro, a Diretoria de Cultura, diante da pandemia da Covid-19, iniciou uma séria de postagens em sua página do Facebook para dar dicas de leitura para a população em isolamento social. As obras indicadas possuem algum vínculo com esse Município histórico, que possui diversos filhos ilustres como, por exemplo, Epitácio Pessoa e Assis Chateaubriand.

“A nossa ideia é incentivar a leitura, o fortalecimento da história local e da identidade, do pertencimento com o Município. Deu muito certo. As pessoas estão interagindo, estão participando. Trabalhar com Cultura em cidade pequena é antes de tudo um ato de resistência e de amor”, afirma a diretora de Cultura de Umbuzeiro, Ana Márcia Maciel.

Outras iniciativas
Medida semelhante foi tomada pela Fundação de Cultura e Artes de Muriaé, em Minas Gerais, que dispõe de cinco escolas de arte: a Escola Municipal de Artes Visuais Moacyr Fenelon, a Escola Municipal de Audiovisual Carlos Scalla, a Escola Municipal de Teatro Gregório de Mattos Guerra, a Escola Municipal de Dança Jorge Rodrigues Barroca e a Escola Municipal de Música Leonel Vargas.

Diante da suspensão das aulas devido ao isolamento social, professores de algumas dessas escolas estão indicando conteúdos culturais para os seus alunos e para a população em geral por meio de redes sociais. “O resultado tem sido muito gratificante e tem estimulado a produção de conhecimento dos muriaenses”, destaca a diretora-geral da fundação, Flávia Neves.

O aluno da Escola Municipal de Teatro Gregório de Mattos Guerra, Elison Lima, demonstra a importância da iniciativa: “Nessa quarentena a escola criou o projeto Lê de Casa, que foi uma adaptação da nossa roda de leitura para as redes sociais. Como não podemos sair de casa no momento, isso tem ajudado muito na minha formação como ator. É muito bom saber que a prefeitura tem pensado nessas políticas culturais e desenvolvido essa forma de contato direto com o público, de contato direto com os alunos das escolas de artes.”

O seu Município vem promovendo o acesso a conteúdos culturais por meio de canais de comunicação não presenciais? Compartilhe com a área técnica de Cultura da CNM as medidas que a gestão pública municipal de cultura está tomando para superar os atuais desafios enfrentados pelo setor cultural.

Leia também:
Nota técnica da CNM orienta os gestores municipais de cultura sobre como combater o coronavírus

Boas práticas: Municípios adaptam rotina da área cultural e usam internet para aulas

Consórcio promove incentivo à leitura durante pandemia da Covid-19

Projeto Semana Santa Virtual de cidade goiana contribuiu com as celebrações de tradições religiosas e culturais locais

Em Três Lagoas (MS), prefeitura divulga produtos dos artesãos, como máscaras de pano

 

Imagem: prefeitura de Umbuzeiro 

Da Agência CNM de Notícias, com informações das prefeituras de Umbuzeiro e de Muriaé

 


Notícias relacionadas