Home / Comunicação / Municípios do InovaJuntos se reúnem para discutir boa prática em coleta seletiva

Notícias

31/08/2022

Compartilhe esta notícia:

Municípios do InovaJuntos se reúnem para discutir boa prática em coleta seletiva

31082022 InovaJuntos RestingaSeca11Municípios participantes do Projeto InovaJuntos estiveram reunidos na tarde desta terça-feira, 30 de agosto, para conhecer a boa prática da coleta seletiva implementada em Restinga Sêca, no Rio Grande do Sul. A interação foi proposta por representantes do Município paulista de Igarapava e representa mais uma oportunidade de atender a um dos objetivos principais do InovaJuntos, fomentar a parceria para a implementação da inovação nos Entes locais.

Representantes do Município paulista pretendem potencializar a prática de coleta seletiva no seu território e aproveitaram a participação nas ações do InovaJuntos para trocar informações com a cidade gaúcha. Neste mês, a coleta seletiva completou quatro anos de implementação em Restinga Sêca. A iniciativa é fruto de uma parceria da prefeitura com vários eixos da sociedade, que além de serem fundamentais na separação do lixo para a coleta, também foram importantes no processo como parceiros doando os sacos utilizados, bem como pontos de compra de parte dos materiais colhidos, no caso do setor empresarial local.

As escolas também foram apontadas como importantes parceiros da associação dos coletores. Além de visitas à sede da central de triagem para entender melhor sobre a realidade de descarte do lixo, os alunos separam o lixo e auxiliam na disseminação da prática com os familiares. No último mês, mais de 23 mil quilos foram processados na central, bem como da coleta de óleo usado, recolhido não apenas nas residências como também junto a donos de estabelecimentos no Município. Um dos resultados é a venda e a produção de sabão para lavar o saco utilizado na coleta.

“Quando a coleta surgiu na nossa vida, a primeira coisa que veio foi a dignidade”, destacou Rosecler Fernandes, Relações Públicas da Associação Força no Braço, atuante na central de triagem da coleta seletiva. Ele destacou ainda a parceria com a prefeitura. Além da mudança para um local adequado, a central de triagem significou incremento na renda em 2015. O valor recebido era de R$ 450,00 e os participantes da associação conseguem uma renda de quase um salário mínimo e plano de saúde.

31082022 InovaJuntos RestingaSeca4Além de Rosecler Fernandes, participaram da reunião o prefeito em exercício, Vilmar João Foletto; o Secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Cláudio Roberto Possebon; a engenheira florestal Aline Paim e o supervisor de captação de recursos e técnico ponto focal no Município, Andrey Bisognin.

Proteção do meio ambiente
Um dos temas dos grupos de trabalho no Projeto InovaJuntos são as Cidades Verdes e Mudanças Climáticas, sendo o descarte de resíduos sólidos pautado pelos Municípios participantes. Por isso, a realização de discussões é fundamental para estabelecer o diálogo sobre os impactos que as mudanças climáticas geram ao redor do mundo e a importância de ações de mitigação dos impactos, começando por ações simples como a coleta seletiva e a busca de alternativas voltadas à diminuição do lixo no meio ambiente.

Nesse contexto, a coleta seletiva é uma importante oportunidade de geração de renda e proteção do meio ambiente e de oferecer dignidade ao trabalho realizado pelos catadores. O InovaJuntos - Cooperação Triangular Urbana para a Inovação e a Sustentabilidade -, é uma iniciativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra e o cofinanciamento da União Europeia (UE). Ao todo, o projeto prevê a participação de 40 Municípios, sendo 20 brasileiros, 12 portugueses e 8 latino-americanos. Saiba mais informações do InovaJuntos no site: inovajuntos.cnm.org.br.

Da Agência CNM de Notícias 


Notícias relacionadas