Home / Comunicação / Na busca por alternativas no enfrentamento às drogas, gestores mineiros conhecem o Reinserir

Notícias

15/05/2019

Compartilhe esta notícia:

Na busca por alternativas no enfrentamento às drogas, gestores mineiros conhecem o Reinserir

Ag. CNMNo segundo dia do 36º Congresso Mineiro de Municípios, os gestores mineiros puderam conhecer o Projeto Integração Local para Reinserção (Reinserir). A iniciativa, que propõe fomentar a integração das redes de assistência social, saúde, educação e sociedade civil para reinserção social de usuários de drogas, foi apresentada pelo consultor da Confederação Nacional de Municípios (CNM) Eduardo Stranz, na manhã desta quarta-feira, 15 de maio.

O projeto foi desenvolvido pela CNM com apoio da União Europeia. Stranz fez parte da equipe que desenvolveu o projeto pioneiro no Estado da Paraíba. Em sua apresentação, o especialista explicou a metodologia do projeto e os principais resultados da ação, que durante quatro anos reinseriu diversas pessoas no Estado.

“A primeira etapa do projeto foi mapear os Municípios e entender os serviços que eles já exerciam e como eles poderiam ser usados, de forma mais intensa, em cada região”, explicou o consultor. Stranz também apresentou fotos e vídeos com depoimentos de usuários de drogas reinseridos.

Ele contou ainda como funcionaram as dinâmicas de oficinas e seminários que aconteceram durante a aplicação do projeto. “O mais legal foi que nós não contratamos especialistas para debater os assuntos, mas sim pessoas da própria região que entendiam do assunto, falava à linguagem local e entendia as peculiaridades da região”, contou.

Um guia de replicação do projeto também foi apresentado aos participantes, assim como os folder com as principais informações sobre o projeto e orientações aos gestores e ao público envolvido na iniciativa. Cerca de 50 gestores, que participaram da palestra, puderam tirar dúvidas e entender como ações simples podem fazer a diferença na vida dos cidadãos brasileiros. 

Por Mabilia Souza
Foto: Mabilia Souza
Da Agência CNM de Notícias

Leia também: 

Cerimônia de abertura do Congresso Mineiro homenageia personalidades do municipalismo
CNM Qualifica debate gestão da saúde básica no 36º Congresso Mineiro de Municípios


Notícias relacionadas