Home / Comunicação / Na CNM, diretora de Turismo do Comaja apresenta roteiros turísticos integrados

Notícias

21/08/2019

Compartilhe esta notícia:

Na CNM, diretora de Turismo do Comaja apresenta roteiros turísticos integrados

Ag. CNMA divulgação de dois roteiros turísticos intermunicipais no Rio Grande do Sul – a Rota das Terras Encantadas e a Rota do Jacuí Mirim – foi tema de encontro na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM). A diretora de Turismo do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí (Comaja), Carolina Lopes, se reuniu com a técnica da entidade Marta Feitosa.

Durante o encontro ocorrido em Brasília, tarde desta terça-feira, 20 de agosto, foram debatidas algumas estratégias para difusão dos atrativos turísticos que enaltecem a história do povo gaúcho e oportuniza o contato dos visitantes com a natureza, com a agricultura e com as tradições regionais. Ao envolver 16 Municípios, a Rota das Terras Encantadas movimenta turismo de conhecimento, de negócios, de eventos, ecoturismo, de lazer, cultural e gastronômico.

Segundo Carolina, que é turismóloga, essa é a 11ª região turística do Estado. E os integrantes da rota riquezas dos “recantos, contos e histórias do povo gaúcho” são: Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Colorado, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Lagoa dos Três Cantos, Não-Me-Toque, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Salto do Jacuí, Santa Bárbara do Sul, Selbach, Tapera, Tio Hugo e Victor Graeff.

Interior
Já a Rota do Jacuí Mirim – composta pelos Municípios de Saldanha Marinho e Santa Bárbara do Sul – tem por objetivo a divulgação das histórias e dos costumes do, mais autêntico, interior gaúcho. “É um passeio pelas áreas urbanas e rurais dos dois Municípios, com paradas em pontos históricos, de destaque arquitetônico, naturais e culturais da região. A gastronomia e o ecoturismo são duas das principais marcas do roteiro”, contou a representante do Comaja.

Marta reforçou o apoio da CNM a criação e fortalecimento de roteiros turísticos integrados. “É fundamental para o desenvolvimento do turismo de forma regionalizada, fomentando o crescimento da atividade nos Municípios”, reconhece. Segundo ela, além de incentivar o aprimoramento das estratégias de governança, de divulgação e de fortalecimento dos roteiros, a CNM também articula e contribui com estratégias de captação de recursos destinados às instâncias turísticas regionais.

Da Agência CNM de Notícias
A
g. CNM


Notícias relacionadas