Home / Comunicação / Na Funasa, prefeitos de Abaetetuba (PA) e Tartarugalzinho (AP) apresentam resultados do Salta-Z

Notícias

17/04/2019

Compartilhe esta notícia:

Na Funasa, prefeitos de Abaetetuba (PA) e Tartarugalzinho (AP) apresentam resultados do Salta-Z

Ag CNMReconhecido pelo Prêmio MuniCiência 2017-2018, o projeto Salta-Z, da gestão municipal de Abaetetuba (PA), foi apresentado nesta segunda-feira, 15 de abril, à Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A reunião técnica contou com a presença de representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM); membros da diretoria e o presidente da Funasa, Ronaldo Nogueira; e os criadores da iniciativa, os técnicos da Superintendência Estadual da Funasa no Pará (Suest - PA) Eládio Carvalho e João Nunes.

O encontro teve como objetivo apresentar e valorizar a Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água (Salta-Z), programa que tem facilitado o acesso da população ribeirinha à água potável. Os prefeitos de Abaetetuba (PA) e de Tartarugalzinho (AP), Alcides Negrão e Rildo Oliveira, aproveitaram a ocasião para mostrar os casos de sucesso de implementação do projeto em seus Municípios.

Depoimentos
Negrão enalteceu a importância do Salta-Z, que possibilitou a chegada de água de qualidade para consumo da população ribeirinha e, consequentemente, melhorou os índices de saúde na região. De acordo com dados da prefeitura de Abaetetuba e do Sistema de Informações de Vigilância Epidemiológica, o número de casos de doenças diarreicas agudas diminuiu 56,1% no Município, quando comparados os primeiros trimestres de 2019 e de 2018.

22032019 projeto Salta Z prefeitura AbaetetubaO prefeito também apontou a necessidade de manter o projeto para que toda a população ribeirinha do Município pare de tomar água imprópria; e, para isso, foi solicitado apoio do presidente da Funasa. Ronaldo Nogueira e os diretores receberam o Guia de Reaplicação do programa Salta-Z.

Rildo Oliveira também apresentou a sua experiência com a implementação da Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água, em parceria com a Funasa. A iniciativa fez com que Tartarugalzinho (AP) ficasse em primeiro lugar entre 38 projetos apresentados na I Mostra Estadual de Saúde – Amapá Aqui tem SUS.

Realização
Os idealizadores do Salta-Z, Eládio Carvalho e João Nunes, são chamados de cientistas na Funasa por criarem o projeto, que salvou tantas vidas, como enfatizou o presidente da Fundação. Nogueira elogiou e agradeceu os dois técnicos pela solução simples, barata e efetiva que está levando água própria para consumo para as comunidades mais afastadas do país.

Ag CNM“O nosso olhar é de agente público na área de saneamento. A gente trabalha na condição da política pública. Eu acho que toda essa ressonância junto aos Municípios e a Confederação Nacional de Municípios é um reflexo do fortalecimento do programa", acredita Eládio Carvalho.

Reconhecimento e reaplicação
A iniciativa da região Norte foi selecionada e premiada pela CNM por meio do Prêmio MuniCiência - ação municipalista pioneira para identificar, reconhecer e reaplicar práticas inovadoras da gestão local. A premiação é parte do Projeto UniverCidades, apoiado pela União Europeia. Além do vídeo do projeto, os gestores podem acessar o Guia de Reaplicação, lançado na XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O registro em formato de livro informativo possibilita o compartilhamento das informações com todos os Municípios brasileiros. Além de documentar a prática, o conteúdo orienta os gestores que desejam implementar a iniciativa e buscar impacto positivo semelhante em seus Municípios.

Da Agência CNM de Notícias

 


Notícias relacionadas