Home / Comunicação / Novas vertentes do turismo valorizam os Municípios brasileiros

Notícias

12/05/2021

Compartilhe esta notícia:

Novas vertentes do turismo valorizam os Municípios brasileiros

22479458187 ca36636c43 cA pandemia da Covid-19 mudou a vida das pessoas no mundo todo. As mudanças na rotina, no trabalho e, principalmente, nas relações humanas também afetaram o turismo. Surgiram formas virtuais de viajar e de utilizar, cada vez mais, as tecnologias para as pessoas se conectarem com o mundo. Alguns destinos foram reabertos, com selos de segurança, e um retorno gradual do turismo tem trazido algumas novidades que podem ser a oportunidade de desenvolvimento do turismo nos Municípios.

As mudanças na forma de viajar também estão incluindo novos termos no vocabulário. O turismo sem sair do próprio Município onde mora foi denominado, em inglês, staycation. A ideia é uma espécie de “ficar de férias em casa”, com passeios perto de casa. O conceito se popularizou como uma forma de driblar o estresse do dia a dia sem abandonar a segurança. Vislumbrar novas possibilidades sem sair da cidade onde mora, valoriza o Município, a história e os atrativos locais, além de reforçar o sentimento de pertencimento dos moradores em relação aos Municípios em que vivem.

Outra novidade é o resort office, onde os turistas viajam curtas distâncias para se hospedarem em hotéis de Municípios vizinhos que se reestruturaram de forma a oferecer ao hóspede um ambiente para estudo e trabalho, aliados a um ambiente acolhedor e relaxante. De acordo com a Associação Brasileira de Resorts, cerca de 40% dos estabelecimentos aderiram à modalidade que gera emprego e renda nos Municípios em que estão instalados.

A grande diversidade, variedade e alternativas turísticas do Brasil geram oportunidade em meio à crise, principalmente, em relação à valorização da cultura nos Municípios. O Brasil abriga a maior população negra do mundo, atrás apenas da Nigéria, e o afroturismo surge dando destaque à cultura negra nos Municípios visitados. Empresas especializadas nessa vertente proporcionam, além do turismo tradicional, momentos dedicados à cultura negra e sua influência no local.

A equipe técnica de turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) acredita que o momento pós-pandemia proporcionará a retomada gradual do turismo. Nesse contexto, essas novas vertentes são de grande importância para o desenvolvimento econômico e valorização dos Municípios brasileiros.

 

Foto: Agência Brasília


Da Agência CNM de Notícias 


Notícias relacionadas