Home / Comunicação / Nove entre dez brasileiros fizerem o uso da internet em 2016, indica pesquisa

Notícias

28/02/2018

Compartilhe esta notícia:

Nove entre dez brasileiros fizerem o uso da internet em 2016, indica pesquisa

EBCUma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que nove entre dez brasileiros fizeram o uso da internet, principalmente aplicativos de troca de mensagens, em 2016. Dentre as pessoas que utilizaram a rede, com 10 anos ou mais de idade, 94,2% fizeram troca de mensagens de texto, voz ou imagens por aplicativos diferentes de e-mail. O correio eletrônico foi utilizado por 69,3% dos internautas.

As informações foram comprovadas no módulo de Tecnologia da Informação e Comunicação da PNAD Contínua, que levantou dados sobre internet, celular e televisão. De acordo com o levantamento, 92,4% dos 116,1 milhões de habitantes no Brasil utilizaram a rede para alguma finalidade, além da comunicação. Mais de 76% assistiram vídeos, programas, séries e filmes e mais de 73% promoveram chamadas de voz ou vídeo.

O celular é o aparelho de acesso à internet mais utilizado no território nacional – quase 95% dos usuários – presente em 92,6% dos 69,3 milhões de domicílios. Seguido do microcomputador, usado por 63,7%; e do tablete e da televisão, utilizado por 16,4% e 11,3% das pessoas. Em relação a conexão, a pesquisa mostra: nos 48,1 milhões de domicílios, com acesso à internet, 77,3% utilizam banda larga móvel, 71,4% banda larga fixa e 49,1% usavam ambos os tipos.

Perfil
Em relação ao perfil dos usuários, o levantamento aponta um crescente entre pessoas de 18 a 24 anos de idade. Entre os idosos, com 60 anos ou mais, apenas 24,7% acessaram a rede. O comportamento foi observado tanto nos indicadores dos homens como das mulheres, sendo que a parcela feminina superou a masculina em todas as faixas etárias, exceto entre os idosos. No contingente masculino, a parcela que utilizou a internet representou 63,8% e, no feminino, 65,5%.

Quando se considera a região, o acesso à rede estava presente na maioria dos domicílios em todas as grandes regiões: 76,7% no Sudeste, 74,7% no Centro-Oeste, 71,3% no Sul, 62,4% no Norte e 56,6% no Nordeste. Da população nordestina que não utilizaram a internet, 40% alegaram não saber acessá-la.

TV
Entre os domicílios com televisão, 48,2 milhões tinham conversor para receber o sinal digital de TV aberta e 6,9 milhões dos domicílios não contavam com o aparelho, não recebiam sinal por antena parabólica e nem tinham serviço de televisão por assinatura. Do total pesquisada, apenas somente 2,8% não dispõe de televisão.

Com informações do IBGE

 

Leia também: Programa prevê parceria com empresas para levar Banda Larga a todos os Municípios


Notícias relacionadas