Home / Comunicação / Novo Hamburgo (RS) melhora atendimento ao cidadão com investimentos em Tecnologia da Informação

Notícias

10/09/2012

Compartilhe esta notícia:

Novo Hamburgo (RS) melhora atendimento ao cidadão com investimentos em Tecnologia da Informação

Pref. Novo Hamburgo (RS)Os Municípios que investem em tecnologia recebem destaque no portal da Confederação Nacional de Municípios (CNM). A entidade recomenda aos prefeitos que busquem modernizar a gestão com ações voltadas à informatização. É o caso do Município gaúcho de Novo Hamburgo. A Agência CNM conversou com a responsável pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (Setid), Márcia Schüler, que conta todos os benefícios dessa inovação.

Márcia chama os trabalhos desenvolvidos pela Setid de “revolução”. Ela conta que Novo Hamburgo estava atrasado no quesito tecnologia por ser um Município com mais de 200 mil habitantes. Portanto, há quatro anos implantou um sistema web de informação para a administração da prefeitura e para os setores de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social.

Mais de 23 quilômetros de anéis de fibra óptica formam um conjunto de infraestrutura para o novo sistema de gestão local. Ao todo, 180 pontos estão localizados entre a prefeitura, os hospitais, as escolas e os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade. Tudo é informatizado e feito por meio da Internet.

Melhor atendimento à população

Questionada a respeito do benefício direto aos cidadãos, a secretária explica: “A Internet nos ajuda a atender mais gente. A informatização organiza o atendimento. Ali, tudo está tudo registrado”. De acordo com Márcia Schüler, os sistemas permitem a emissão de relatórios onde são apresentadas as áreas de maior atuação e também as com déficit nos serviços públicos prestados à população.

Pref. Novo Hamburgo (RS)Um dos projetos mais bem elogiados, segundo Márcia, é o Hora do Idoso. Em Novo Hamburgo há 14 espaços estrategicamente localizados em associações ou ginásios de esporte com computadores, Internet e monitores que treinam os idosos a utilizarem a Rede Mundial de Computadores, ou simplesmente celulares e máquinas fotográficas digitais.

Outros munícipes, que não precisam ser necessariamente idosos, podem usar 90% do tempo no acesso aos sites de interesse próprio. Os outros 10% do tempo são destinados à capacitação.

Objetivos

Os objetivos da Setis são expandir o web sistema às escolas da zona rural, aumentar a quantidade de espaços públicos com Internet – tecnologia WiFi - gratuita nos principais pontos do centro de Novo Hamburgo, como praças e parques, e ter uma base digital própria, pois a atual é fornecida por operadoras.

Para a secretária, o retorno dos investimentos é satisfatório e era inesperado. “Alcançamos qualidade no atendimento da população e esse é o objetivo de qualquer prefeitura”. A Setid se colocou à disposição para ajudar os Municípios do interior do Estado para orientações de como pode ocorrer o desenvolvimento tecnológico.

Novo Hamburgo é finalista no Prêmio Cidade Digital do Rio Grande do Sul, ano 2012.

Acesse aqui o site do Município.



Notícias relacionadas