Home / Comunicação / Novo prazo de adesão: secretarias de educação têm até 31 de agosto para programa Tempo de Aprender

Notícias

04/08/2020

Compartilhe esta notícia:

Novo prazo de adesão: secretarias de educação têm até 31 de agosto para programa Tempo de Aprender

MECCom a adesão de mais de 3.820 secretarias municipais e estaduais e a do DF, o novo programa de alfabetização Tempo de Aprender teve as inscrições prorrogadas para 31 de agosto. É a terceira vez que o Ministério da Educação (MEC) adia o prazo. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) enxerga como positiva a mudança da data, já que outras redes de ensino podem tomar conhecimento do projeto e, se tiverem interesse, terão mais dias para cumprir os requisitos e aderir à iniciativa.

A entidade municipalista orienta aos gestores que avaliem a conveniência e as exigências do programa. Além do preenchimento de formulário com o e-mail e o CPF do secretário de Educação municipal, estadual ou distrital; é necessário atualizar as informações no sistema PDDE Interativo, plataforma do MEC utilizada para o repasse de recursos e apoio à gestão escolar. A pasta destaca que o pedido de adesão não será concluído até que o secretário, o coordenador e o vice-coordenador cliquem no link enviado para o e-mail cadastrado.

Em razão de dificuldades operacionais na plataforma, a CNM solicitou, no início do ano, o primeiro adiamento do prazo. Recentemente, a Confederação também tem recebido queixas dos gestores sobre os sistemas eletrônicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Portanto, é importante não deixar para a última hora. O Tempo de Aprender é voltado para a alfabetização, da pré-escola ao 1º e 2º ano do ensino fundamental das redes públicas estaduais, municipais e distrital. Ele se estrutura nos eixos de apoio pedagógico; aprimoramento das avaliações; formação continuada e valorização de profissionais da alfabetização.

Formação continuada
O curso online de práticas de alfabetização, com estratégias de ensino para o 1º e 2º ano do ensino fundamental, é destinado a professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e assistentes de alfabetização, que, neste caso, não dependem da adesão do Ente federativo para se inscreverem e participarem. A capacitação também é aberta a gestores de redes educacionais, pais de alunos ou a qualquer pessoa interessada no tema e que queira ter acesso ao conteúdo de formação. O acesso é gratuito e a carga horária é de 30 horas.

Da Agência CNM de Notícias

Leia também
MEC encerra adesão ao programa Tempo de Aprender nesta quinta-feira (30); só 66,39% aderiram


Notícias relacionadas