Home / Comunicação / Novos gestores sergipanos conhecem atuação da CNM e critérios de transferências de recursos em evento da Fames

Notícias

30/11/2020

Compartilhe esta notícia:

Novos gestores sergipanos conhecem atuação da CNM e critérios de transferências de recursos em evento da Fames

EDUComeçou nesta segunda-feira, 30 de novembro, o Encontro Sergipano de Novos Gestores promovido pela Federação dos Municípios de Sergipe (Fames) com os prefeitos eleitos e reeleitos do Estado. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou do evento presencial - que respeitou todos os protocolos sanitários - para mostrar ao público a atuação do movimento municipalista e as ferramentas oferecidas pela entidade que podem auxiliar na busca pela gestão de excelência.

A CNM foi representada no evento pelo consultor Eduardo Stranz e pelos colaboradores do atendimento institucional Elias Zinczuk e Roberto Meneghini. Eles saudaram os novos prefeitos, atualizaram os termos de filiação, distribuíram materiais orientativos produzidos pela entidade e prestaram informações de como novos gestores podem buscar a parceria da CNM nos próximos quatro anos. No período da tarde, Eduardo Stranz e o secretário de Fazenda do Estado de Sergipe, Marco Antônio Queiroz, participaram de uma mesa sobre a arrecadação e as transferências de recursos aos Municípios. Stranz detalhou os 40 anos da atuação da CNM e como ocorrem os critérios de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e de tributos como o Imposto sobre Serviços (ISS), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).c5a8a1e8 ff38 471e be04 9ee4e55f334b

Presente no encontro, o prefeito eleito de Santa Luzia do Itanhy, Adauto Amor, destacou a relevância desse primeiro contato com as entidades municipalistas e o trabalho delas. “A CNM e a Fames fazem o melhor para os nossos Municípios. Estaremos juntos para que os Municípios sejam ainda mais fortalecidos”, disse. Reeleito para conduzir o Município de Areia Branca, o prefeito Alan Santos classificou o trabalho da CNM como fundamental para a sua administração, principalmente neste ano com atuações relevantes no combate à Covid-19. “A CNM teve um papel importante nos quatro anos do meu primeiro mandato, principalmente na pandemia com a recomposição do FPM que foi a nossa salvação além de outras lutas. A gente fica muito feliz de ser filiado e vamos continuar no próximo mandato”, anunciou.

A programação do evento em Sergipe será retomada nesta terça, 1º de dezembro, e terá novamente a participação da CNM. Na oportunidade, Eduardo Stranz ministra um painel que vai detalhar os programas federais da Educação e da Saúde.

 

Por: Allan Oliveira

Foto: Fames 

Da Agência CNM de Notícias

 


Notícias relacionadas