Home / Comunicação / O desafio é a inclusão, Dia Internacional da Síndrome de Down ocorre nesta quinta

Notícias

21/03/2019

Compartilhe esta notícia:

O desafio é a inclusão, Dia Internacional da Síndrome de Down ocorre nesta quinta

Arte CNMA inclusão de pessoas com síndrome de down em espaços escolares e profissionais ainda é um desafio, e a Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem se envolvido nesta causa. Nesta quinta-feira, 21 de março, comemora-se o Dia Internacional de Síndrome de Down – data que ganha sentido especial com as ações recentes, promovidas na entidade, e a decisão de incluir pessoas com a síndrome no quadro de funcionários.

Este ano, a comemoração traz o objetivo principal de conscientizar a população sobre a inclusão e de promover a discussão de alternativas para aumentar a visibilidade social das pessoas com Síndrome de Down. “Incluir, reduzir as diferenças e buscar transformar a vida das pessoas, sempre que possível, também é uma missão e o movimento municipalista deve se atentar para isso”, destaca o presidente da CNM, Glademir Aroldi.

A entidade entende e leva a sério o significado de inclusão, e não só incentiva o debate sobre o tema como recomenda ações práticas em todos os Municípios brasileiros. Se no Brasil existem aproximadamente 300 mil pessoas com síndrome de down, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a ação dos gestores locais é fundamental para mudar a realidades dessas pessoas.

Respeito
Por meio da inclusão, principalmente na vida escolar e profissional, é possível reforçar para a sociedade a necessidade de respeito às diferenças, quaisquer que sejam. No caso da síndrome de down, é preciso entender que não se trata de uma doença, e sim uma falha genética, que acontece na divisão celular do óvulo, que resulta em um par a mais no cromossomo 21, chamada trissomia.  

As características desse distúrbio genético se manifestam nos olhos oblíquos, no rosto arredondado, nas mãos menores e no comprometimento intelectual.

Leia também: CNM promove palestra sobre inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Por Raquel Montalvão, com informações da Presidência
Da Agência CNM de Notícias
A
rte: Marco Mello/ CNM

 


Notícias relacionadas