Home / Comunicação / Óbidos (PA) representa o Norte na Campanha pelo Dia Nacional da Consciência Negra

Notícias

22/11/2018

Compartilhe esta notícia:

Óbidos (PA) representa o Norte na Campanha pelo Dia Nacional da Consciência Negra

22112018 Obidos 1O Município de Óbidos, no Pará, é o representante da região Norte como exemplo de boa prática em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra. Neste ano, o projeto “CULTURA AFRO–BRASILEIRA: nossa raiz africana” teve início na data comemorativa do dia 20 de novembro e deverá se estender até o fim do ano, com previsão para encerrar-se em 22 de dezembro.

Segundo Alcinei Gomes Marinho, responsável pelo projeto na Escola Municipal Raymundo Chaves, o projeto “instiga reflexões sobre as contribuições do negro para o país fazendo-se necessário que esse trabalho de reconhecimento se amplie”. Sobre a ação, Marinho conta que o trabalho enfoca ações específicas sobre a cultura afro-brasileira que podem ser desenvolvidas nas escolas por meio do corpo docente com apoio pedagógico da direção, coordenação e demais funcionários como forma de reconhecimento da importância do negro para com o Brasil.

A iniciativa conta com apoio dos funcionários da escola municipal e da Secretaria Municipal de Educação. A comunidade também elogia o projeto ao reconhecer que as ações contribuem para a reflexão do estudo da cultura afro-brasileira no contexto educacional e social em Óbidos.

Para as áreas técnicas de Cultura e de Educação da CNM, o projeto desenvolvido na Escola Municipal Raymundo Chaves é exemplo de boa prática na região Norte para que busquem valorizar a diversidade ética e cultural e atender à legislação educacional.

22112018 Obidos 2Boas práticas
Esta semana, no dia 20 de novembro, foi comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra. Para celebrar essa importante data, as Áreas Técnicas de Cultura e de Educação da Confederação Nacional de Municípios (CNM) apresentam, ao longo desta semana, boas práticas municipais desenvolvidas em escolas públicas, oriundas das cinco regiões do país. As experiências inspiradoras demonstram aos demais Municípios diversas possibilidades de atuação que contribuem com a implementação das Leis Federais 10.639/2003 e 11.645/2008.

Essas legislações incorporam à Lei Federal 9.394/1996 – mais conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional -, a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio do Brasil, que deve ser ministrado no âmbito de todo o currículo escolar, em especial, nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.

ods cultura

O Município de Óbidos, no Pará, fez a sua parte, contribuindo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4,10,11,16 e 17.

Se o seu Município também tem alguma boa prática que contribui com a implementação das Leis Federais 10.639/2003 e 11.645/2008, compartilhe conosco aqui.

Quer saber como a CNM pode ajudar a sua gestão da Cultura e da Educação? Acompanhe o nosso trabalho através dos sites www.cultura.cnm.org.br e www.educacao.cnm.org.br ou entre em contato por meio dos e-mails cultura@cnm.org.br e educacao@cnm.org.br ou dos telefones (61) 2101-6053| 6077 | 6069.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas