Home / Comunicação / Oficina na CNM debate ideias para implementar o Programa Bicicleta Brasil

Notícias

16/10/2019

Compartilhe esta notícia:

Oficina na CNM debate ideias para implementar o Programa Bicicleta Brasil

CNM Com o foco em identificar problemas que serão enfrentados na implementação da política pública e apresentar soluções para cada eixo, a Oficina Programa Bicicleta Brasil foi encerrada nesta quarta-feira, 16 de outubro. Em dois dias de trabalho na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), os participantes debateram e articularam ideias para, de fato, implementar o programa instituído pela Lei 13.724/2018.

Representantes da União dos Ciclistas do Brasil (UCB) falaram sobre os próximos passos do grupo e pontuaram que, acima do programa, está ainda a construção de uma Estratégia Nacional da Bicicleta. Na oficina, foram levantados problemas, objetivos, indicadores e resultados. “Destaco a importância de construirmos uma política pública de maneira participativa, envolvendo todos os atores. São poucas as oportunidades como essa”, avaliou o representante da UCB Yuriê César.

Entre as atividades que o grupo precisa se dedicar está a elaboração de um panorama de como está a situação cicloviária nos Municípios brasileiros. Ponto em que a capacidade de capilaridade da CNM é fundamental. “É importante ver o alto nível de debate aqui. A Confederação está à disposição para colaborar em todo o processo”, afirmou o consultor da CNM Humberto Canuso no encerramento da oficina.

Para o coordenador-geral de ações estratégicas da Secretaria Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos do Ministério do Desenvolvimento Regional, Higor Guerra, o grupo da oficina assumiu a tarefa de ajudar a construir cidades melhores para a atual e as futuras gerações. “O resultado, quando consolidarmos o trabalho, poderá ser levado aos prefeitos, por exemplo, e vai incentivar políticas públicas no setor”, disse.

O projeto que deu origem ao Programa Bicicleta Brasil (PBB) tramitou por cerca de dez anos. A união da entidade municipalista com a UCB permitiu a articulação necessária para aprovação da proposta. Agora, a CNM e outros grupos trabalham juntos no Grupo Gestor da Estratégia Nacional da Bicicleta. O PBB é o primeiro passo da estratégia e vai estimular o uso da bicicleta em níveis municipal, estadual e federal. A regulamentação do programa será desenvolvida no âmbito desta estratégia, com monitoramento e avaliação elaborada pela UCB.

Oficina Programa Bicicleta Brasil busca soluções para a mobilidade urbana nos Municípios

Rodadas de diálogos marcam primeiro dia de Oficina Programa Bicicleta Brasil

Por Amanda Martimon
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas