Home / Comunicação / Onu-Habitat envia mensagem sobre o novo coronavírus aos governos nacionais e locais

Notícias

24/03/2020

Compartilhe esta notícia:

Onu-Habitat envia mensagem sobre o novo coronavírus aos governos nacionais e locais

24032020 ONU HabitatO Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-Habitat) emitiu mensagem de  apoio e  o fortalecimento da cooperação entre os países para o enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19). No documento, a UN-Habitat chama atenção para a adoção de medidas mais urgentes na prevenção e minimização da pandemia nas áreas mais vulneráveis do planeta, já que nesses espaços vulneráveis, dada a ausência de condições mínimas de vida - baixa infraestrutura urbana, carência de serviços urbanos e o elevado adensamento populacional em moradias precárias - são fatores que preocupam os organismos mundiais de planejamento urbano.

 

A UN-Habitat destaca o papel protagonista dos governadores e prefeitos nas implementação de estratégias de prevenção. No entanto, chama atenção dos organismos multilaterais e governos centrais, que estes redobrem os esforços para que os governos locais possam ampliar  suas ações de prevenção.

 

A área de Planejamento Territorial e Habitação da Confederação Nacional de Municípios (CNM) apóia as iniciativas reforça a necessidade do governo federal em fortalecer frentes específicas de apoio aos Municípios para  ampliação de medidas de prevenção da Covid-19 nas áreas de favelas e bairros populares. Estas áreas contam com alta concentração de moradias precárias, o número excessivo de pessoas que moram em casas que possuem poucos cômodos, a ausência de ventilação adequada nessas moradias, além da deficiência no acesso a serviços básicos, como água, esgoto, energia, comida, emprego, saúde, entre outros. Somam-se a esses fatores serviços deficientes de equipamentos de saúde ou mesmo estruturas básicas para a lavagem das mãos.

Vale destacar, que a área de Planejamento Territorial e Habitação da entidade está elaborando um material básico para orientar as prefeituras para minimizar os impactos do novo coronavírus nos bairros populares e favelas, reforçando a necessidade de apoio da comunidade, voluntários,  Organizações Não Governamentais (ONGs) e secretarias para melhor orientar a população e traçar estratégias cooperadas. 

 

Atuação da CNM

Com o objetivo de auxiliar os Municípios com ações e medidas no enfrentamento do novo coronavírus, a CNM reúne documentos e informações como recomendações e dados disponibilizados pelo governo federal, além de legislações pertinentes e orientações aos gestores municipais.

 

Leia Mais

Conquista: governo atende pleito da CNM de recompor FPM em pacote de R$ 88 bi para Estados e Municípios

 

Da Agência CNM de Notícias

 


Notícias relacionadas