Home / Comunicação / ONU-Habitat lança quiz sobre Desenvolvimento Sustentável e Cidades; CNM recomenda participação

Notícias

27/02/2019

Compartilhe esta notícia:

ONU-Habitat lança quiz sobre Desenvolvimento Sustentável e Cidades; CNM recomenda participação

01112016 antonio cruz ABr moradiaO Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) lançou um quiz on-line em que os gestores podem testar seus conhecimentos sobre a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A área de Planejamento Territorial da Confederação Nacional de Municípios (CNM) utilizou a ferramenta e observou que existe uma variedade de estratégias que os gestores podem utilizar para fortalecer o conhecimento da agenda, de forma lúdica. O quiz foi disponibilizado em língua inglesa, mas os gestores podem utilizar programas que viabilizam a tradução de página.

A entidade explica que a Agenda 2030 é integrada por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que visam alcançar o bem-estar da humanidade sem deixar ninguém para trás. A maioria das metas dos ODS está conectada de uma forma ou de outra, e sua implementação deve ser sincronizada para alcançar o desenvolvimento sustentável nos níveis local, nacional e global.

O Quiz possui dez perguntas em que vincula objetivos e metas dos 17 ODS de forma integrada. Por exemplo, o ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis está vinculado a outros Objetivos, como o fim da pobreza (1), saúde e bem-estar (3), educação (4), igualdade de gênero (5), redução de desigualdades (10), consumo responsável (12), ação climática (13), e entre outros.

Mandala Municipalista
No Brasil, a Confederação é referência no apoio à disseminação das agendas globais, e criou a Mandala de Desempenho Municipal. A ferramenta é inovadora e permite aos gestores medir o grau de sintonia das políticas públicas locais com as diretrizes propostas pela Agenda.

As informações são disponibilizadas por meio de gráficos, que facilitam a compreensão. E o grau de desenvolvimento do Município é apontado de acordo com quatro dimensões: institucional, econômica, social e ambiental. Cada uma delas abriga os ODS correspondentes e indicadores. Por exemplo, a dimensão ambiental está diretamente conectada com o ODS 11, que visa tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resistentes e sustentáveis.

O intuito é não apenas oferecer aos gestores municipais um instrumento que possa ajudá-los a localizarem os ODS, mas também monitorarem o andamento dos indicadores nas áreas deficitárias.

Da Agência CNM de Notícias

 


Notícias relacionadas