Home / Comunicação / Outubro Rosa é lembrado no mundo todo com iluminação especial em monumentos turísticos

Notícias

15/10/2020

Compartilhe esta notícia:

Outubro Rosa é lembrado no mundo todo com iluminação especial em monumentos turísticos

Fabricio Rezende istockO que têm em comum o Maracanã e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; a estufa do Jardim Botânico em Curitiba; a Catedral de Brasília; o Palácio Buckingham, em Londres; o Empire State Building, em Nova York, e a Torre Eiffel em Paris? Neste mês, foram - ou ainda estão - todos iluminados de rosa para alertar sobre o câncer de mama.

Outubro Rosa é um movimento popular internacionalmente conhecido, cujo nome faz menção ao laço rosa que simboliza a luta contra o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo - o primeiro é o câncer de pele não melanoma. Iniciou nos Estados Unidos, quando a fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu um laço cor de rosa aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em 1990 em Nova York.

Posteriormente, surgiu a ação de iluminar com a mesma cor os monumentos, prédios públicos, pontes, teatros, etc. Não há informações precisas de como, quando e onde foi realizada a primeira iluminação, mas o que realmente importa é a abrangência dessa campanha que conscientiza sobre a doença e une o mundo.

Cartões postais brasileiros
No Brasil, o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo, foi o primeiro a se iluminar dessa forma, em 2 de outubro de 2002, por iniciativa de um grupo de mulheres simpatizantes da causa. Mas somente em 2009 que se multiplicaram as iluminações por diferentes cidades do país.

Atualmente, no mês de outubro, alguns dos principais cartões postais nacionais vestem-se de rosa. Prédios públicos, principalmente as sedes de governos, mantêm o costume após mais de uma década. Brasília, por ser a capital do país e abrigar vários deles, tem vários monumentos coloridos, como as torres e cúpulas do Congresso Nacional, que se uniram à campanha no dia 4 de outubro. Além do Palácio do Planalto, a Catedral e a Esplanada dos Ministérios.

O Outubro Rosa tornou-se uma das campanhas mais importantes do Brasil. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) apoia a campanha que, além de chamar atenção para a causa, destaca os pontos turísticos dos Municípios e surpreendem os turistas. Nesta sexta-feira, 16 de outubro, a entidade irá promover um Bate-papo com as áreas da Saúde e da Assistência Social para falar do tema. Não perca.

Da Agência CNM de Notícias

Foto: Fabricio Rezende/istock


Notícias relacionadas