Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Pacto de Prefeitos pelo Clima e a Energia realiza webinário dia 5 de junho para fomentar participação

Notícias

27/05/2019

Compartilhe esta notícia:

Pacto de Prefeitos pelo Clima e a Energia realiza webinário dia 5 de junho para fomentar participação

CNMPlanejar e executar políticas públicas considerando as mudanças climáticas e um desenvolvimento sustentável para o Município são desafios que ganharam mais relevância nos últimos anos. Para orientar os gestores públicos brasileiros sobre o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia, será transmitido na quarta-feira da próxima semana, 5 de junho, às 11h, o primeiro webinário em português referente ao tema.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) ressalta a oportunidade para autoridades e técnicos tirarem dúvidas e esclarecerem como podem implementar soluções inovadoras e sustentável em seus territórios. Eles também serão convidados a trabalhar em conjunto com outras cidades ao redor do mundo para conectar e compartilhar experiências em desenvolvimento urbano.

Na última quarta-feira, 22 de maio, Elise Abbes, do Secretariado Global do Pacto Global de Prefeitos para Clima e Energia na América Latina e Caribe (GCoM LAC), e Marja Edelman, da Secretaria Regional, comandaram o primeiro webinário em espanhol para apresentar o projeto e os benefícios para os prefeitos e suas cidades ingressarem. Também foi relatado o caso do Município de Mérida, no México, cidade signatária do GCoM e cujo Plano de Ação Municipal contou com apoio do programa.

CNMPara a transmissão da próxima semana, o tema será o mesmo, mas com foco no continente latino americano e com uma terceira apresentação, do ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade América do Sul, conduzida por Bruna Cerqueira. Entre as iniciativas globais de apoio aos Municípios que elas devem divulgar aos técnicos e gestores brasileiros estão:
- Data4Cities: para facilitar o processo de reporte e planejamento, o acesso a dados etc.;
- Innovate4Cities: a investigação e inovação a serviço dos Municípios para fortalecer os planos climáticos;
- Invest4Cities: atrair financiamento para ação climática dos Municípios em suas diferentes fases.

Rede mundial
São mais de 9.100 Municípios espalhados por 120 países e seis continentes que compõem o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia, formado pela coalização do Compact of Mayor com o Covenant of Mayors da União Europeia. Tratam-se das duas principais iniciativas para ajudar os governos locais na transição para uma economia de baixo carbono.

As ações realizadas têm o objetivo de mitigar e adaptar aos efeitos adversos das mudanças climáticas e garantir o acesso universal a energia segura, limpa e a um preço aceitável têm potencial de impactar diretamente mais de 700 milhões de pessoas ou 10% da população mundial. Na América Latina e no Caribe, onde 362 Municípios são signatários, o acordo conta com o apoio da CNM e de outras entidades municipalistas da região.

Da Agência CNM de Notícias com informações do GCoM LAC


Notícias relacionadas