Home / Comunicação / Painel do Seminário Técnico: Pandemia x Calendário Escolar apresenta contribuições para a retomada das aulas

Notícias

16/09/2020

Compartilhe esta notícia:

Painel do Seminário Técnico: Pandemia x Calendário Escolar apresenta contribuições para a retomada das aulas

Card Zoom 1 1Um dos painéis da programação do Seminário Técnico: Pandemia x Calendário Escolar vai detalhar as ações de segurança sanitária e a Portaria 1.857/2020, que dispõe sobre a transferência de incentivos financeiros aos Municípios para situações emergenciais em saúde pública. Dentro dessa temática, será apresentado o documento Contribuições para o retorno às atividades escolares presenciais no contexto da pandemia da Covid-19 que foi elaborado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O material traz orientações aos gestores para a tomada de decisões sobre o planejamento de retorno das atividades escolares, identificando eixos relevantes do processo, como a valorização do cenário epidemiológico da Covid-19, com destaque para a realidade loco-regional de onde está inserida a unidade ou rede escolar. Nesse contexto, traz observações sobre a pandemia, aspectos de biossegurança e detalhes referentes ao monitoramento de vigilância em saúde.

A Fiocruz chama atenção para o panorama epidemiológico no Brasil, com a existência de cenários distintos não apenas entre os Estados, mas também em Municípios de um mesmo Estado. O documento ainda destaca o cenário alarmante e o rastro de número de casos e óbitos e trata da reabertura em picos epidêmicos, bem como a vulnerabilidade da população das periferias situadas próximas aos centros urbanos.

Programe-se
O Seminário Técnico: Pandemia x Calendário Escolar começa nesta quinta-feira, 17 de setembro, e terá como principal ponto de discussão a preocupação com o cronograma das atividades escolares em 2020 e a possibilidade de retorno das aulas presenciais. Na solenidade de abertura, prevista para 10h, o presidente Glademir Aroldi deve abordar o diagnóstico acerca da realidade local e os desafios do planejamento por parte da administração municipal.

O evento on-line é gratuito para os Municípios contribuintes e em dia com a Confederação Nacional de Municípios (CNM). A CNM lembra que a plataforma de transmissão comporta número limitado de participantes e, por isso, aconselha a confirmar a inscrição o quanto antes. Ao final do evento, o público terá a opção de emitir, no portal da Confederação, o certificado de participação. Faça a sua inscrição aqui

Por: Allan Oliveira

Da Agência CNM de Notícias

 


Notícias relacionadas