Home / Comunicação / Painel temático debate licenciamento ambiental e áreas de preservação durante a XXIII Marcha

Notícias

13/04/2022

Compartilhe esta notícia:

Painel temático debate licenciamento ambiental e áreas de preservação durante a XXIII Marcha

Dia 27 Meio AmbienteOs temas mais importantes para a gestão ambiental dos Municípios serão abordados durante o painel temático da área de meio ambiente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), durante XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. A discussão será realizada na quarta-feira, 27 de abril no horário das 16h15 até 18h15.

No painel serão explorados os temas prioritários como licenciamento ambiental, áreas de preservação permanente (APP) e consórcios de meio ambiente. Sobre o licenciamento ambiental, será debatida a importância da descentralização do licenciamento para que os Municípios não fiquem reféns dos órgãos estaduais. Além disso, será destacada também a importância de apoio financeiro e técnico para que as prefeituras se capacitem para realizar o licenciamento ambiental.

Outros pontos relevantes dentro desse tema se referem ao Projeto de Lei (PL) 2159/2021, que se refere à Lei Geral do Licenciamento Ambiental e a dispensa da certidão de uso e ocupação do solo no licenciamento ambiental federal, advindo de decisão interna do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Desde a da sanção da Lei Federal 14.285/2021, as áreas de preservação permanente têm ganhado destaque, pois os Municípios ganharam autonomia para disciplinar novas metragens de APP nas margens de cursos d'água em áreas urbanas consolidadas. Com essa nova responsabilidade, os gestores também devem se atentar a critérios ambientais e os cuidados que devem ser observados para que o Município não venha a sofrer com desastres decorrentes da retirada dessa vegetação nas margens dos rios. Por isso, a área de Meio Ambiente da CNMMeio Ambiente da CNM aproveita a oportunidade do painel temático na Marcha para apresentar e debater com os gestores municipais a importância dessas precauções para que não sofram com enchentes.

Além disso, o tema de consórcios intermunicipais de meio ambiente será abordado como uma alternativa para suprir a falta de equipe técnica e estrutura que muitos Municípios brasileiros enfrentam. Dessa forma, os consórcios públicos se tornam uma ferramenta interessante para realização do licenciamento ambiental, assim como para ações de recuperação ambiental, entre outras atividades.

Programação
– 16h15 a 17h: Licenciamento Ambiental
- Entraves da Descentralização do licenciamento ambiental nos Estados
- Projeto de Lei (PL) 2159/2021 que se refere à Lei Geral do Licenciamento Ambiental
- Dispensa da certidão de uso e ocupação do solo no licenciamento ambiental federal

– 17h às 17h35: Área de Preservação Permanente
- Lei Federal 14.285/2021: Delimitação de APP nas margens de cursos d'água em área consolidadas e critérios ambientais a serem observados
- Função ambiental das APP e prevenção de desastres

– 17h35 às 18h15: Consórcio de Meio Ambiente
- Atuação dos consórcios e benefícios para os Municípios
- Fiscalização ambiental: consórcios podem ou não fazer? 

Protocolos Covid-19
Para garantir a segurança de todos os participantes e seguindo os protocolos sanitários internacionais, o participante deve apresentar o cartão de vacinas, minimamente com duas doses ou dose única. Além disso, o uso de máscaras é obrigatório no ambiente, visto que a Marcha recebe prefeitos e gestores municipais de todo o país.

Faça aqui sua inscrição.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas