Home / Comunicação / Pandemia: medidas adotadas e maior segurança podem alavancar turismo regional

Notícias

11/08/2020

Compartilhe esta notícia:

Pandemia: medidas adotadas e maior segurança podem alavancar turismo regional

TOBIAS SCHWARZ AFP VIA GETTY IMAGESO setor de turismo teve que repensar atitudes e normativas diante da pandemia do coronavírus (Covid-19). O setor, como já se sabe, foi um dos mais afetados, resultando numa queda estimada em US$ 2,700 trilhões. O novo viajante tornou-se um cliente extremamente preocupado com a segurança sanitária, que procura por estabelecimentos certificados e dentro dos protocolos.

Para auxiliar os gestores do setor turístico municipal a conquistar o turista durante a pandemia, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) separou algumas dicas. Na primeira, reforça que, para viajar neste período, o interessado deve se sentir seguro. Para tanto, o estabelecimento deve possuir selos - como o Turista Protegido -, além de adotar algumas medidas.

Entre as ações, os estabelecimentos podem reduzir o número de hóspedes, alternar os horários das refeições para evitar aglomeração num mesmo ambiente, oferecer porções individuais, - visto que não é um bom momento para compartilhar alimentos em formato buffet. Outra medida que pode ser adotada é o cuidado com a lavagem dos enxovais, a checagem de temperatura dos clientes, disponibilização de álcool em gel e uma nova rotina de limpeza e descontaminação dos ambientes comuns.

Capacitação
Com esta nova realidade, o viajante tem procurado os destinos nacionais pouco conhecidos, que por consequência recebem menos pessoas. E é neste momento que os gestores municipais encontram a oportunidade de trabalhar na elaboração de novas rotas turísticas envolvendo várias cidades, alavancado a economia local, considerando esse novo comportamento.

MTurEntre os destinos mais procurados, estão aqueles que proporcionam atividades ao ar livre e ações sustentáveis. A preocupação com o meio ambiente também está em voga nesse momento, tudo que for limitado e exclusivo ganha força em se tratando das atrações que o novo turista pretende vivenciar.

Para prestar um serviço de forma diferenciada e deixar o viajante seguro, o estabelecimento pode investir na capacitação dos funcionários, além de fazer uso do marketing de destinos turísticos. Muito além da propaganda de viagens, essa é uma estratégia que envolve processos e técnicas que permitem conhecer melhor os clientes e pensar em produtos e serviços adequados.

Municípios Juntos pelo Turismo

A área Técnica de Turismo da CNM reforça que está atenta aos efeitos da pandemia, que trazem realidades inquestionáveis. A entidade reforça, ainda, que a superação se dará gradualmente, e exatamente por isso o planejamento e a união dos gestores municipais é fundamental para alavancar as regiões turísticas.

Para tanto, a CNM promove a campanha Municípios Juntos Pelo Turismo. Esta tem como objetivo dar subsídios para secretários de turismo retomarem o impulso necessário para o desenvolvimento dos Municípios brasileiros.

Da Agência CNM de Notícias com informações do portal Temporada Livre e Panrotas

Imagens: Tobias Schwarz/AFP/Getty Images; Ministério do Turismo


Notícias relacionadas