Home / Comunicação / Para apoiar Municípios, consórcio do Leste Fluminense cria gabinete de crise

Notícias

08/04/2020

Compartilhe esta notícia:

Para apoiar Municípios, consórcio do Leste Fluminense cria gabinete de crise

ConlesteCriar um gabinete de crise, com os representantes dos 16 Municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), foi uma das formas encontradas para auxiliar no combate ao novo coronavírus (Covid-19). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca a iniciativa do Conleste, que também articula a aquisição de testes rápidos de detecção do vírus.

A área de Consórcios Intermunicipais da Confederação tem mostrado, nos últimos dias, como essas entidades têm se mobilizado para apoiar os Entes municipais durante a pandemia. No caso do consórcio do Leste Fluminense, diversas ações estão em andamento, além do gabinete de crise. A estratégia é promover reunião de até 30 minutos, toda semana, virtualmente, para tratar do assunto.

“O entendimento é de que, a agilidade no diagnóstico auxilia na diminuição da propagação da doença”, afirma a secretária executiva, Ana Alves. Outra questão importante para os consorciados é a integridade física dos profissionais da Saúde e da Assistência Social, e para garanti-la, máscaras e aventais hospitalares devem ser adquiridos das fábricas de Nova Friburgo (RJ), que faz parte do consórcio.

Participantes
Também integram o Conleste, os Municípios de Araruama, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Maricá, Niterói, Nova Friburgo, Rio Bonito, São Gonçalo, Saquarema, Silva Jardim, Tanguá e Teresópolis. Todos eles devem ser beneficiados pelas pelas 1.000 máscaras cirúrgicas doadas pela Petrobras para serem distribuídas. 

Ainda com a intenção de fortalecer os comércios locais e os pequenos empreendedores, o consórcio deve formalizar parceria com as Secretarias de Tecnologia e a Desenvolvimento Econômico. “O objetivo desta parceria é a construção de um site de venda on-line com os dados fornecidos pela Associação Comercial", conta Ana.

Plataforma
Segundo a secretária executiva, os comerciantes poderão entrar em contato para cadastrar os serviços oferecidos, com pronta entrega, na plataforma que será destinada a população. Dentre as iniciativas voltadas à comunidade, o consórcio promove campanha de doações durante a pandemia, destinadas às famílias de baixa renda. A ação deve mobilizar a sociedade para a arrecadação de alimentos ou itens de higiene para distribuição imediata.

As doações serão distribuídas pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento e Assistência Social, primeiramente, de Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Nova Friburgo, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim, Tanguá, Teresópolis. Saiba mais aqui

Da Agência CNM de Notícias, com informações do Conleste


Notícias relacionadas