Home / Comunicação / Para salvar o turismo, OMT quer sugestões de ideias inovadoras

Notícias

30/03/2020

Compartilhe esta notícia:

Para salvar o turismo, OMT quer sugestões de ideias inovadoras

omt desafio turismoAté 10 de abril, a Organização Mundial do Turismo (OMT) receberá ideias inovadoras para salvar o setor da crise, principalmente econômica, em consequência do novo coronavírus (Covid-19). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa sobre o desafio Soluções de Cura para o Turismo - em inglês, Healing Solutions for Tourism -, e recomenda participação.

Em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a OMT pede que empreendedores e inovadores mandem sugestões para que empresas e destinos que trabalham com o turismo possam se recuperar da baixa demanda por viagens, que tem como intuito diminuir o contágio do vírus ao redor do mundo. As propostas selecionadas devem ser apresentadas pelo proponente a mais de 150 governos.

O desafio global será dividido em três categorias: pessoas, prosperidade e destinos. O primeiro deve apresentar soluções em medidas de segurança, métodos de higienização, detecção precoce de gargalos. A segunda pode envolver estratégias como aplicativos digitais para turismo, economia, gerenciamento de receita, recuperação de demanda e investimentos.

A categoria destinos deve focar a recuperação de destinos, comunicação e gerenciamento de crises, mobilidade, recuperação da “marca"de destinos, resgate da confiança em viagens. Os interessados devem seguir os seguintes critérios para inscrever as iniciativas pela internet.

Podem participar startups e empreendedores com estratégias prontas para diminuir os impactos da pandemia de Covid-19 no setor. Eles devem inscrever métodos, processos, estruturas de governança, iniciativas de impactos sociais, aplicação de tecnologias e outras formas de inovação, que envolvam valor agregado; projeto piloto e plano de negócios; programa de aceleração; e potencial para ser aplicado em diversos países.

A área de Turismo da CNM acredita que a estratégia representa uma oportunidade de os gestores dos Municípios turísticos pensarem “fora da caixinha”. "É o momento de se reinventar e buscar estratégias adequadas à realidade de cada Município, lembrando que a resposta ao cenário deve ser calma, consistente e coletiva”, explica a técnica da entidade Marta Feitosa.

O fato de ser um grande potencial para ajudar pessoas e comunidades a se recuperarem desse revés, também é uma condicionante levantada pela CNM. Dessa forma, ideias inovadoras podem acelerar a recuperação do mercado e das famílias. A dica da entidade é para que os gestores busquem junto aos Conselhos Municipais de Turismo ações que ajudarão o mercado local, como por exemplo:
- pensar turisticamente – se colocar no lugar do turista;
- se preparar para receber a demanda reprimida, quando a pandemia acabar;
- buscar soluções para ajudar a iniciativa privada, que é responsável pela cadeia produtiva do turismo; e
- procurar ações de qualificação, financiamentos e investimentos que podem ser utilizados para o turismo, junto aos governos estaduais e federal.

A área técnica de Turismo está à disposição dos gestores municipais no e-mail: turismo@cnm.org.br.

Da Agência CNM de Notícias
Foto: Divulgação


Notícias relacionadas