Home / Comunicação / Parceria com Instituto Alziras resulta em estudo inédito e missão internacional

Notícias

05/11/2018

Compartilhe esta notícia:

Parceria com Instituto Alziras resulta em estudo inédito e missão internacional

AlzirasSerá divulgada, na próxima semana, pesquisa inédita sobre as mulheres e o Executivo municipal intitulada Perfil das Prefeitas no Brasil (2017-2020). O levantamento, realizado, pelo Instituto Alziras, contou com apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e de entidades estaduais, que possibilitaram a coleta das informações com gestoras locais de todo o país.

O lançamento está marcado para 13 de novembro, terça-feira, às 10h, no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro do Rio de Janeiro (RJ). Além de divulgar a pesquisa, o Instituto vai promover uma roda de conversa sobre mulheres no poder: perspectivas e desafios para as eleições municipais de 2020.

Para colaborar com o debate, a fundadora do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) Tânia Ziulkoski estará na abertura e a prefeita de Monteiro Lobato (SP) e diretora da CNM, Daniela de Cássio Brito, será uma das convidadas da segunda mesa, ambas representando a Confederação. Destaca-se que o grupo estará em Brasília, para a última reunião do MMM, em 21 de outubro, ocasião em que será apresentada a pesquisa novamente para as gestoras municipais. O encontro coincidirá com a Mobilização Municipalista, o que reafirma a articulação política conjunta da Confederação e do MMM em prol da pauta prioritária.

Brasil - Alemanha

Ainda neste mês, haverá uma missão para fortalecer lideranças políticas femininas e aproximar gestoras brasileiras e alemãs de políticas públicas municipais alinhadas com os compromissos assumidos pelo Brasil no Acordo de Paris, integrando na prática temas como: gênero, cidades e clima.

Resultado de uma parceria entre a Embaixada da Alemanha e o Instituto Clima e Sociedade no projeto Diálogos por um Futuro Sustentável, a delegação estará na Alemanha entre os dias 18 e 24 de novembro. O Instituto Alziras e a CNM estarão representados por sete prefeitas, que irão discutir e trocar experiências acerca de metas de redução das emissões de gases de efeito estufa e adaptação às mudanças climáticas.

Foram convidadas para a missão as prefeitas Anna Lorena, de Monteiro (PB); Fatima Pacheco, de Quissamã (RJ); Fernanda Hassem, de Brasileia (AC); Cintia Ribeiro, de Palmas (TO); Sisi Blind, de São Cristovão do Sul (SC); Tania Terezinha da Silva, de Dois Irmão (RS); e Pauline Pereira, de Campo Alegre (AL). Desde 2015, quando foi assinada pela então presidente, Dilma Rousseff, e pela chanceler Angela Merkel a Declaração Conjunta sobre Mudança do Clima, iniciativas de cooperação têm sido promovidas para alcançar os objetivos e metas do Acordo de Paris.

Por: Amanda Maia
Foto: Arte Instituto Alziras
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas