Home / Comunicação / Parceria entre Associação de Municípios, universidade e centro de pesquisa vai auxiliar gestores

Notícias

30/07/2018

Compartilhe esta notícia:

Parceria entre Associação de Municípios, universidade e centro de pesquisa vai auxiliar gestores

Alline Meira/Amurc DivulgaçãoUma plataforma digital com informações específicas das principais áreas de atuação dos Municípios de uma região na Bahia será construída pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletro-Eletrônica de Ilhéus. A iniciativa resultou de parceria entre a Associação de Municípios da Região Cacaueira (Amurc) e a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), que buscavam meios para auxiliar os gestores municipais na construção do planejamento estratégico.

De acordo com o pró-reitor, Alessandro Santana, o núcleo formado por representantes da Uesc, Amurc e o Cepedi vai, junto com os gestores, alimentar o banco com dados das áreas de saúde, educação, do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), dentre outros. “Isso é interessante não só para o planejamento, mas para o cidadão comum acompanhar a evolução das receitas e despesas dos Municípios”.

Atualmente, segundo o secretário executivo da Amurc, Luciano Veiga, dos recursos disponíveis para as áreas de saúde e educação, por exemplo, o Município arrecada em média, de 60% a 65%. “Entre 25% e 30% são deixados, e o Município não consegue entender que tem acesso. Boa parte são receitas correntes, que o Ente tem direito e a outra parte são editais”, explicou o representante da Associação.

Arrecadar e prestar contas
Com as informações sistematizadas, Luciano destaca que será possível aos gestores verificarem, junto as instâncias federais o que cada um tem direito. “O importante é que teremos uma interface entre as instâncias municipais, estaduais e federais, visando melhorar a arrecadação e a prestação de contas”, completou o secretário.

O diretor do Cepedi, José Alfredo Souza, explica que o Centro trabalha com projetos de subvenção econômica, aliado à indústria. Atualmente, eles têm atuado com uma empresa incubadora, voltada para a inteligência de negócios na administração pública. “Então, a ideia é construir uma ferramenta que sirva principalmente para o planejamento estratégico dos Municípios”, concluiu.

Fonte: Amurc


Notícias relacionadas