Home / Comunicação / Participação da mulher na política municipal foi tema do Bate-papo desta sexta

Notícias

30/10/2020

Compartilhe esta notícia:

Participação da mulher na política municipal foi tema do Bate-papo desta sexta

Arte CNMCom a proximidade das eleições municipais, marcadas para 15 de novembro, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) promoveu nesta sexta-feira, 30 de outubro, um debate sobre a importância da participação feminina na política municipal. O Bate-papo contou com a CNM teve a presença de representantes de organizações não governamentais que atuam pela ampliação do número de mulheres e a visibilidade delas no poder local.

Na transmissão ao vivo, a CNM destacou que as mulheres representam cerca de 52% da população brasileira, entretanto, ocupam apenas 13% dos cargos públicos municipais. Diante desse cenário, uma iniciativa da Confederação, o Movimento de Mulheres Municipalistas (MMM) foi criado em 2016, com intuito de dar protagonismo para as mulheres na luta pela pauta municipalista. O debate contou com muita interação dos internautas que enviaram diversos comentários pelas redes sociais ressaltando a importância do tema.

A coordenadora da ONG ElasnoPoder, Mariana Abreu, iniciou sua fala falando sobre o trabalho que é desenvolvido pela organização. “A subrepresentação é um problema não só de representação, mas também para a nossa democracia. A ONG tem esse intuito de aumentar a participação da mulher e oferece formação de lideranças para as mulheres, com cursos sobre política, mentoria em campanhas eleitorais e temos uma plataforma gratuita com vários conteúdos para apoiar as candidatas nessa jornada. Ainda fazemos pesquisas para entender os obstáculos das mulheres neste meio”, contou a especialista.

Na mesma linha, a coordenadora da organização Vamos Juntas, Larissa Alfino, destacou como é o trabalho desenvolvido por elas. “Nossa busca é justamente essa, ampliar a participação da mulher na política, mas principalmente elegendo mais mulheres. E pra isso, nosso trabalho é dar mais apoio em rede, apoio psicológico, rede de voluntários para trabalhar por essa campanha. Nosso trabalho é estruturado em alguns pilares como mentorias, formação política, construção de rede de voluntários que apoiam nosso instituto”, explicou Larissa.

MMM
Sobre as ações que vêm sendo desenvolvidas pela CNM, a assessora Thais Mendes lembrou o histórico de atuação do MMM ao longo dos últimos anos e como o grupo tem conquistado a cada dia o aumento desse protagonismo feminino. “O MMM surgiu com objetivo de dar essa liderança, fazer com que as mulheres sejam ouvidas e ela conheça a pauta municipalista e que possa ser porta-voz das reais necessidades dos Municípios brasileiros”, frisou a colaboradora da CNM.

Ao longo do debate, as especialistas falaram das dificuldades enfrentadas nesse momento de pandemia, mas ressaltaram que mesmo neste cenário é importante que as mulheres participem dos debates. “A gente precisa mostrar nossa voz, as mulheres não podem deixar de falar com os eleitores, é preciso traçar estratégias como o uso das redes sociais para se comunicar com o público”, alertou Larissa da Vamos Juntas.

“Esse contexto que estamos vivendo é muito mais difícil para as mulheres, pois são elas que geralmente estão no cuidado da família. Então essa questão do tempo agrava a dificuldade das mulheres estarem envolvidas na política, por isso é tão importante campanhas e ações que incentivem essa participação”, complementou Mariana Abreu da Elas no Poder.

Experiências
A representante do MMM lembrou ainda de relatos das atuais gestoras que participaram dos encontros promovidos pelo Movimento e que relataram experiências positivas ao ingressarem na vida pública. “A gente ouviu relatos de prefeitas que foram as primeiras gestoras em seus Municípios e que são grandes incentivadoras de outras lideranças femininas para que permaneçam e ingressem na vida pública”, contou Thais.

Durante a transmissão, as especialistas destacam também a importância de campanhas e ações que incentivam mulheres a ocuparem os espaços na política local. O ElasNoPoder e o Vamos Juntas são iniciativas suprapartidária e coletivas com Engajamundo e Vote Nelas está realizando a Super Campanha #VEMVoteEmMulheres com o intuito de informar sobre a importância das mulheres na política e incentivar o voto em mulheres em 2020. 

Saiba mais sobre as ONG’s Elas no Poder e Vamos Juntas 

Perdeu o Bate-papo? Confira como foi:

Por Mabilia Souza
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas