Home / Comunicação / Participante do InovaJuntos, Cascavel (PR) é 4º lugar em planejamento urbano no Brasil

Notícias

05/07/2021

Compartilhe esta notícia:

Participante do InovaJuntos, Cascavel (PR) é 4º lugar em planejamento urbano no Brasil

05072021 arquivo foto cascavelParticipante do Projeto InovaJuntos da Confederação Nacional de Municípios (CNM), por meio de menção honrosa, Cascavel (PR) aparece na quarta colocação, entre 673 cidades, no quesito urbanismo. Os dados são do Ranking Connected Smart Cities 2020. Em 2016, o Município paranaense estava em 35º lugar.

Nos últimos quatro anos, Cascavel avançou e se tornou referência em questões ligadas ao urbanismo. Esse planejamento não ficou restrito ao centro, mas ganhou força nos bairros com ruas alargadas e revitalizadas, transformando as vias públicas em verdadeiras avenidas. Até ruas consideradas “esquecidas” em regiões mais afastadas do centro foram contempladas com obras de pavimentação, o que levou Cascavel ao top 5 Ranking Connected Smart Cities 2020.

Para construção do ranking, foram coletados dados e informações de todos os Municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes (segundo estimativa populacional do IBGE em 2019), totalizando 673 cidades. O prefeito de Cascavel (PR), Leonaldo Paranhos, destaca que o gestor precisa trabalhar ações de forma planejada e pensá-las a longo prazo. “É por isso que estamos trabalhando o nosso Plano de Mobilidade Urbana e as ações serão implementadas após amplo estudo, pesquisa e planejamento estratégico. Trata-se de um investimento inteligente que vai nortear nossa cidade nas próximas décadas. Cascavel é uma cidade referência e não podemos trabalhar de forma improvisada”, avalia.

De acordo com a prefeitura, Cascavel tem trabalhado um conceito de mobilidade urbana sustentável. Entre as iniciativas está o incentivo ao uso de veículos elétricos e de soluções tecnológicas inteligentes, a fim de promover benefícios ambientais, sociais e econômicos em favor da melhoria da qualidade de vida do cidadão.

O Município participou do processo de seleção do InovaJuntos, implementado pela CNM em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra, Portugal, com o financiamento da União Europeia. O projeto tem o objetivo de promover inovação nas políticas públicas municipais. Acesse o site e conheça os outros Municípios e consórcios públicos participantes.

Da Agência CNM de Notícias, com informações da Prefeitura de Cascavel (PR)
Foto: Divulgação/Júlio Szymanski


Notícias relacionadas