Home / Comunicação / Participantes da Mobilização Municipalista se reúnem com Ziulkoski na Câmara dos Deputados

Notícias

05/07/2022

Compartilhe esta notícia:

Participantes da Mobilização Municipalista se reúnem com Ziulkoski na Câmara dos Deputados

52196454928 64de06e39d cO último ato da programação da Mobilização Municipalista em Brasília ocorreu no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, atualizou os gestores sobre as articulações no Congresso Nacional, mencionou a possibilidade de avanço da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 122/2015 e pediu o apoio dos participantes para que pressione os parlamentares na derrubada dos vetos de recursos que estava destinados à saúde e à educação.

Mais cedo, em reunião com o presidente da República, Jair Bolsonaro, ficou definido que o governo federal vai se comprometer para que o Congresso aprove a PEC 122/2015, que proíbe a criação de novos encargos sem a União definir a contrapartida de recursos. Essa pauta é considerada uma das principais da história do municipalismo por travar a designação de mais obrigações que fiquem a cargo dos Municípios.

A matéria já foi aprovada pelo Senado e aguarda análise da Câmara dos Deputados. “Essa é uma pauta histórica e que se aprovada vai estancar a sangria dos Municípios causada por tantas obrigações sem o dinheiro para pagar”, destacou Ziulkoski. A aprovação da PEC foi reforçada pelo presidente da CNM em reuniões nas residências dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco; e da Câmara, Arthur Lira. Sobre os vetos, o líder municipalista pediu o apoio dos gestores para que continuem pressionando os parlamentares. “Pressione o seu deputado e o seu senador para que a gente consiga 

52196556403 64828d6a81 c esse avanço”.

Entrega simbólica
Após a concentração no auditório Nereu Ramos, o presidente da CNM, lideranças estaduais e os participantes entregaram de forma simbólica ao deputado Gaguim (União-TO) o estudo feito pela entidade para mostrar os impactos das medidas tomadas pelo Legislativo nos últimos meses. O parlamentar acompanhou toda a mobiilização e conseguiu autorização para que os municipalistas presentes pudessem acessar o Salão Verde mesmo durante sessão do Congresso. A mobilização foi encerrada após o ato.

Leia também:

Gestores chegam na CNM para a Mobilização Municipalista em Brasília

Gestores chegam na CNM para a Mobilização Municipalista em Brasília

Parlamentares participam da Mobilização Municipalista e sinalizam apoio à pauta prioritária

Por: Allan Oliveira

Da Agência CNM de Notícias 


Notícias relacionadas