Home / Comunicação / Participantes da última plenária do dia recebem dicas de boas práticas turísticas

Notícias

21/01/2021

Compartilhe esta notícia:

Participantes da última plenária do dia recebem dicas de boas práticas turísticas

21012021 novos gestores martaO turismo é uma das saídas viáveis para a retomada da economia nacional pós-pandemia. Por isso, conhecer boas práticas, ações, projetos ou políticas públicas aplicáveis às mais diversas realidades brasileiras é uma oportunidade ímpar. Quem participou da última palestra do dia dos Seminários Novos Gestores Norte e Centro-Oeste pôde conferir algumas iniciativas turísticas de sucesso.

"O primeiro segmento a entrar na crise por conta da Covid-19 foi o Turismo, e a gente crê que será um dos últimos a se recuperar", sinalizou a analista técnica de Turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Marta Feitosa. No entanto, a palestrante lembrou que todo mundo gosta de viajar e ter o turismo estruturado no Município é um fator positivo.

Ao falar de práticas exitosas, Marta voltou a contar como a campanha inovadora Municípios Juntos pelo Turismo apresentou ações de sucesso e novas ideias para a retomada das atividades, ajudando a construir o novo pensamento turístico. Uma das características dos projetos bem-sucedidos, segundo ela, é pensar turisticamente, é se colocar no lugar do visitante e preparar a cidade para recebê-los.

Importante
"O que o turista quer? Quer comer, quer um atrativo à noite, um atrativo cultural, visitar uma cachoeira, ter acesso fácil a essa cachoeira, uma estrada bacana, um portal na entrada da cidade, dizendo bem-vindo? O que o turista precisa e como valorizá-lo em seu Município? Tudo isso é importante e deve ser construído de forma correta", destacou.

A especialista mencionou os casos de Maragogi (AL), que tem uma das mais belas praias do Brasil; Parauapebas (PA), referência em roteiros na categoria turismo de natureza da Região Norte; Brasilia e São Miguel das Missões (RS). Destacou também a cartilha TURISMO – Um novo olhar - planejamento, que abordou o trabalho dos gestores públicos municipais; e alguns métodos de planejamento e organização com a finalidade de promover ações para o desenvolvimento sustentável.

Exemplos
Durante a crise causada pela pandemia da Covid-19, a área de Turismo publicou diversas boas práticas. Dentre elas, destacam-se: roteiro criativo lançado da Rota Caminhos da Serra de Itabaiana (SE); turismo rural e turismo de isolamento e hiperlocal. Em relação às regiões Norte e Centro-Oeste, a orientação da área técnica é explorar a imensa riqueza natural e os lugares incríveis, mas ainda pouco conhecidos.

21012021 novos gestores mario nascimentoAs primeiras dicas para impulsionar o setor foram dadas pelo consultor da Confederação Mário Nascimento. Ele fez questão de destacar que o turismo envolve mais de 52 segmentos e representa 8% do Produto Interno Bruto (PIB) no país, e poderia ser muito mais, pois o Brasil tem potencialidades diversificadas, que vão de belezas naturais à gastronomia, arte e dança.

Crescimento
"Quem vai crescer? Quem estiver preparado e quem divulgar seus atrativos turísticos, o seu potencial cultural e natural", perguntou Nascimento e, em seguida, respondeu: todo potencial local deve ser transformado em ações práticas. Apesar de a Covid-19 ter impactado drasticamente o setor, é possível trabalhar a retomada da atividade, com ações governamentais que beneficiam o cidadão e quem vem de fora. Por exemplo, limpeza, jardins, saneamento, segurança etc.

"Os gestores podem seguir algumas dicas: contratar profissionais qualificados do Turismo, reavaliar os planos estratégicos para tornar o seu Município competitivo, engajar o Conselho Municipal de Turismo e criar novos roteiros integrados", orientou.

Por Raquel Montalvão
Da Agência CNM de Notícias 
Acesse mais fotos AQUI 

Leia Mais: A importância dos estudos nas ações políticas da CNM na defesa dos interesses dos Municípios é tema de plenária nos Novos Gestores
Licenciamento Ambiental e Saneamento pautam painel dos Novos Gestores
Saúde e emendas parlamentares ganham destaque no Novos Gestores de hoje
Gestores do Norte e Centro-Oeste são orientados sobre as receitas de transferência durante Seminários
Financiamento e uso dos recursos da política de assistência social foram temas nos Novos Gestores
Novos Gestores: Aroldi apresenta conquistas e elenca desafios dos prefeitos das regiões Norte e Centro-Oeste


Notícias relacionadas