Home / Comunicação / Participantes da XXII Marcha tiram dúvidas sobre Plataforma + Brasil

Notícias

10/04/2019

Compartilhe esta notícia:

Participantes da XXII Marcha tiram dúvidas sobre Plataforma + Brasil

10042019 Foto04 Arena1A programação paralela da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios desta quarta-feira, 10 de abril, trouxe a apresentação da Plataforma + Brasil. Com uma plenária lotada, o 3º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Jaime Mariano, coordenou a mesa. “Essa plataforma poderá contribuir muito com as políticas públicas do país”, contribuiu.

Na oportunidade, representantes do governo federal e de diversos órgãos apresentaram a Plataforma, que tem o objetivo de simplificar e integrar processos nas transferências públicas.

A diretora de Transferências da União, Deborah Aroxa, ressaltou a importância da ferramenta para que o prefeito possa fazer um acompanhamento  passo a passo das obras e da utilização dos recursos no Município. “A gente tem que fazer os sistemas federais serem simples. Os indicadores de desempenho e a informação têm que estar na palma da mão do prefeito, porque é o CPF dele que está lá. O que estamos falando aqui é de uma construção coletiva de uma plataforma que vai disponibilizar dados para o gestor. Mas temos muito mais a trabalhar”, disse.

Ainda de acordo com Deborah, a Plataforma será segmentada em três vertentes: Cidadão + Brasil, quando o cidadão poderá acompanhar todos os projetos dos Municípios e participar ativamente das ações, sabendo como estão os projetos através de um georreferenciamento. O segundo é a Gestão + Brasil, que chega para empoderar o gestor com informações diárias, priorizando o ranking de necessidades, além de possibilitar acompanhamento do desempenho de indicadores. Por fim, a Fiscalização + Brasil, que vai possibilitar ao fiscal – seja ele local ou federal – acompanhar cada status de obra com fotos georreferenciadas.

Durante explanação, a representante da Secretaria Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, Veronica Sanches, ressaltou o quanto a sistemática mudou em tão pouco tempo. “Há 10 anos, tudo tramitava em papel e não por meios digitais. Hoje todos estamos conectados por aplicativos, e a plataforma é um resultado de esforço do governo em obter uma plataforma digital”, complementou.

Por fim, o diretor de desenvolvimento do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Iran Martins Junior, que atua junto ao Governo Federal na implementação da Plataforma, ressaltou que a ferramenta vai aproximar Governo e Municípios. “É a oportunidade que a gente tem de estar próximo de quem realmente vai utilizar essa plataforma. A gente precisa construir uma solução que seja fácil de ser usada por conta da diversidade que temos no país, para que a gente possa responder ao anseio de prefeitos, secretários e população por mais transparência do recurso utilizado nos Municípios”, finalizou.

A Plataforma + Brasil será lançada na tarde desta quarta-feira, 10 de abril, durante plenária principal da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

Por: Lívia Villela
Fotos: Lívia Villela
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas