Home / Comunicação / Patrimônio cultural: inscrições para Prêmio de Salvaguarda do Jongo/Caxambu podem ser feitas até 1º de novembro

Notícias

04/10/2018

Compartilhe esta notícia:

Patrimônio cultural: inscrições para Prêmio de Salvaguarda do Jongo/Caxambu podem ser feitas até 1º de novembro

04102018 Cultura Jango IphanEstão abertas até o dia 1º de novembro as inscrições para o Prêmio de Salvaguarda do Jongo/Caxambu. A iniciativa pretende valorizar, reconhecer e fomentar ações de mobilização e articulação de comunidades e grupos detentores do Jongo/Caxambu no Estado do Espírito Santo, bem como a transmissão, difusão e suporte para a produção e reprodução dessa dança brasileira de origem africana praticada ao som de tambores e registrada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Devem ser concedidos 10 prêmios, no valor de R$ 10 mil cada, para projetos de grupos detentores do Jongo/Caxambu previamente elencados pelo Iphan, os quais se encontram localizados em onze Municípios capixabas

Podem concorrer ao prêmio projetos de organização de festejos, celebrações ou expressões artísticas (dança, música, teatro, artes visuais). As ações de intercâmbio entre os grupos, festivais, estruturação de Centros de Referência; compra ou manutenção de equipamentos e materiais; aquisição de instrumentos musicais são outras iniciativas que podem ser inscritas no prêmio.

Ainda estão aptos a concorrer ao prêmio projetos de apoio à pesquisa e divulgação do Jongo e Caxambu; produção bibliográfica; produção audiovisual; formação, mapeamento, conservação e disponibilização de acervos; ações educativas; formação; capacitação; transmissão de saberes (incluindo o apoio à grupos mirins); apoio à organização e à mobilização comunitária; seminários e encontros; ações direcionadas para sustentabilidade dos grupos, com promoção da utilização sustentável dos recursos naturais; dentre outras.

Os detentores dos grupos de Jongo/Caxambu interessados em participar devem se inscrever pelo correio. O jongo, também conhecido como caxambu e corimá, é uma dança essencialmente rural e faz parte da cultura afro-brasileira. Influiu poderosamente na formação do samba carioca e da cultura popular brasileira como um todo. Entre em contato com a Área Técnica de Cultura da CNM para mais informações pelo e-mail: cultura@cnm.org.br ou pelo telefone: (61) 2101-6053.

Acesse o edital. Quer saber mais sobre patrimônio cultural? Consulte as publicações  Preservação do Patrimônio Cultural: o Tombamento e o Registro de Bens Culturais  e Patrimônio Cultural: o Tombamento e o Registro de bens culturais nos Estados. Assista também à Roda de Conhecimento sobre o assunto e conheça boas práticas de educação patrimonial realizadas em escolas públicas municipais das cinco regiões do Brasil. 

Foto: Iphan

Da Agência CNM de Notícias

 


Notícias relacionadas