Home / Comunicação / Pautas de sustentabilidade no âmbito local ganham destaque na Missão Técnica Inovajuntos: Portugal-Brasil

Notícias

23/05/2022

Compartilhe esta notícia:

Pautas de sustentabilidade no âmbito local ganham destaque na Missão Técnica Inovajuntos: Portugal-Brasil

CT 00585As formas e possibilidades de cooperação entre Municípios de diversas partes do mundo com foco na sustentabilidade e no desenvolvimento sustentável foram o foco de apresentação na Missão Técnica Inovajuntos: Portugal-Brasil, realizada a partir desta segunda-feira, 23 de maio, na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília.

O tema foi conduzido pelo secretário executivo do escritório da América do Sul do ICLEI, governos locais pela sustentabilidade, Rodrigo Perpétuo, que destacou a importância da temática. "Desde de 1972, em Estocolmo, a humanidade não experimentou tamanha centralidade em relação à sustentabilidade, que é baseado no econômico, no social e no meio ambiente. Nós estamos experimentando um momento de favorecimento, de protagonismo das autoridades locais para levarem seus pontos de vista para trocar ideias com os governos, com Estados e países", comentou.

O ICLEI apresentou cinco caminhos para o desenvolvimento urbano sustentável, que estão focados em baixo carbono, soluções baseada na natureza, equidade e centralizado nas pessoas, resiliente e circular - abrangendo a todos em uma espécie de círculo. Os caminhos são a base para projetar soluções integradas, que equilibram os padrões da vida humana, os ambientes naturais e construídos.

Para tanto, a cooperação entre os governos locais têm alguns desafios que precisam ser sanados. Como a dependência de recursos financeiros de terceiros e capacidade técnica dos Municípios, sendo que são poucos os que se interessam pelas relações internacionais. “É muito difícil um Município do Brasil fazer um projeto. Se essas dinâmicas dos Municípios não estão dentro da estratégia política deles, se perde muito”, pontuou Perpétuo.

Ao final da apresentação, gestores de Portugal e do Brasil participaram por meio de perguntas realizadas acerca do tema. Para acompanhar o primeiro dia de evento clique aqui

Por: Victor Gomes

Foto: Cesar Tadeu/ Agência CNM
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas