Home / Comunicação / Pesquisa sobre consumo de drogas será apoiada pelo Ministério da Cidadania

Notícias

04/12/2019

Compartilhe esta notícia:

Pesquisa sobre consumo de drogas será apoiada pelo Ministério da Cidadania

DivulgaçãoO Ministério da Cidadania financiará pesquisa para identificar, por meio da análise do esgoto de seis Municípios, a realidade do consumo de substâncias ilícitas no Brasil. O objetivo é mapear a utilização de drogas como crack, cocaína, metanfetamina e maconha. Com prazo de dois anos, o estudo será utilizado para fortalecer ações de prevenção ao uso e abuso de drogas e tratamento dos dependentes químicos.

Para a iniciativa, a pasta firmou um Termo de Execução Descentralizada (TED) com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no valor de R$ 975 mil. A metodologia será baseada na identificação de substâncias secretadas pelo organismo de usuários de drogas por meio da urina. A técnica usada da pesquisa vai medir a quantidade de substâncias que vai parar da rede de esgoto.

Este tipo de investigação ocorre no Distrito Federal há cerca de dez anos, e agora será ampliada para cinco Municípios: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), São Carlos (SP), Campinas (SP) e Natal (RN). Os resultados da pesquisa serão divulgados em boletins e publicações científicas a partir do segundo semestre de 2020.

Observatório do Crack
Para a consultora do Observatório do Crack da CNM, Mariana Boff, a iniciativa demostra interesse do governo federal em investir na busca de mais informações em relação à problemática. Essa é a política que a Confederação Nacional de Municípios (CNM) desenvolve junto aos Municípios brasileiros, desde 2011, quando o Observatório foi lançado. A metodologia utilizada pela entidade é a coleta de dados, para só então auxiliar na construção ou na reformulação de políticas municipais que englobam a temática da saúde mental e dependência química.

Da Agência CNM de Notícias, com informações do Ministério da Cidadania 
Foto: Divulgação/Ministério da Cidadania


Notícias relacionadas