Home / Comunicação / Planejamento, produção e participação: CGLU lança capacitações sobre ODS

Notícias

27/08/2019

Compartilhe esta notícia:

Planejamento, produção e participação: CGLU lança capacitações sobre ODS

DivulgaçãoA Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) lançou três módulos de treinamento sobre a localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Confederação Nacional de Municípios (CNM), por meio de sua área Internacional, recomenda os materiais aos gestores brasileiros interessados na implementação da Agenda 2030.

Os cursos em espanhol são: capacitação de atores locais na criação de estratégias de conscientização sobre os ODS (Módulo 1); planejamento territorial para os ODS (Módulo 2); e produção de relatórios voluntários locais e participação de associações de governos locais no processo de construção dos Relatórios Voluntários Nacionais (Módulo 3).

As capacitações foram lançadas por meio de parceria entre o escritório do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), a Articulação de Redes Territoriais do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (ART Pnud) e o Conselho Provincial de Barcelona.

Além de auxiliar na identificação e no cumprimento das metas dos ODS, os módulos também servem de base para o curso on-line Localizando os ODS: ferramentas para a transformação local. Também lançado pela CGLU, a capacitação estará disponível para acesso entre os dias 30 de setembro e 22 de dezembro nas versões em inglês, espanhol e francês. São 35 vagas em cada idioma.

Público
A habilitação é direcionada a líderes técnicos e políticos das áreas de relações internacionais, cooperação em desenvolvimento sustentável, política de planejamento público, dentre outros setores do governo envolvidos. Independente da nacionalidade, agentes ligados à gestão de políticas públicas em desenvolvimento sustentável e na implementação da Agenda 2030 podem participar.

A Confederação acredita que tanto os módulos quanto o curso pela internet representam mais uma oportunidade aos municipalistas interessados em implementar os ODS em sua gestão, ou que já começaram o trabalho. A entidade lembra ainda o curso on-line sobre as temáticas dos ODS, lançado no semestre de 2018 com objetivo de fortalecer as capacidades técnicas dos municípios na implementação da Agenda. Mais informações aqui.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas