Home / Comunicação / Plenária de Missão Técnica do InovaJuntos destaca o compartilhamento de boas práticas

Notícias

23/05/2022

Compartilhe esta notícia:

Plenária de Missão Técnica do InovaJuntos destaca o compartilhamento de boas práticas

23052022 zanin inovajuntos cnm foto cesar tadeuAo apresentar a metodologia do InovaJuntos, o coordenador do projeto no Brasil e consultor da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Luís Maurício Junqueira Zanin, destacou a importância de compartilhar boas práticas entre as gestões locais e de desenvolver iniciativas para longo prazo, ou seja, para além da gestão em que a melhoria é implementada. A apresentação ocorreu no encerramento do primeiro dia da Missão Técnica InovaJuntos: Portugal-Brasil, nesta segunda-feira, 23 de maio, na sede da entidade, em Brasília.

Na palestra, Zanin relembrou parcerias anteriores da CNM com a União Europeia: Municípios livres e seguros, Reinserir e UniverCidades. “Inovação relativa é algo que já existe em algum lugar, mas não em outro, por exemplo, saneamento básico. Às vezes, em políticas públicas, a inovação é só fazer funcionar, é vencer a burocracia”, opinou.

Um dos pontos principais citados pelo coordenador como norte do InovaJuntos é investir na troca de experiências com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na nova agenda urbana e em resultados concretos. Ele criticou premiações de inovação que não contemplem o compartilhamento de boas práticas para beneficiar outras pessoas e explicou que a ideia do projeto é justamente promover cooperação internacional.

O InovaJuntos – Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade é subdividido em quatro grupos temáticos: Desenvolvimento Econômico e Inovação; Desenvolvimento Territorial e Consórcios; Cidades Verdes e Mudanças Climáticas; e Espaços Inclusivos e Inovação Cultural e Social. A iniciativa é uma metodologia de inovação com o objetivo de encontrar soluções para os problemas reais encontrados na administração pública. Cofinanciado pela União Europeia, é implementado pela CNM e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES).

Cooperação internacional
Materiais produzidos pela CNM para estimular que os Municípios brasileiros se beneficiem de ações de cooperação internacional foram apresentados na palestra. “A cooperação internacional para nós da CNM é uma ferramenta para apoio da sua agenda local”, apontou Zanin para os gestores brasileiros presentes. Um dos conteúdos mais recentes é a cartilha A importância do protagonismo dos Municípios na cooperação internacional em um mundo globalizado, lançada na XXIII Marcha da CNM realizada em abril, com a presença de mais de oito mil participantes.

Na busca por um diagnóstico vocacional dos Municípios, foco do projeto InovaJuntos, também tem sido utilizada a Mandala ODS, desenvolvida pela Confederação. A ferramenta monitora e avalia a implementação dos ODS em cada cidade brasileira e o alcance da Agenda 2030. “Estamos aplicando no InovaJuntos para que além da vocação natural também descubram a vocação a ser desenvolvida no Município”, explicou o coordenador do InovaJuntos no Brasil.

Histórico e resultados
Na ocasião, também foi apresentado o cronograma do projeto – desde a seleção da CNM e da CES pela União Europeia à conclusão de resultados prevista para 2023. “Estamos trabalhando focando no longo prazo, queremos um processo que possa ter continuidade em qualquer gestão. Chega de fazer projeto em que alguém saiu da gestão e tudo parou”, pontuou Zanin. Ainda em 2022, brasileiros vão para Portugal observar as experiências europeias.

Ao fim do projeto, o InovaJuntos deve ter implementado 16 espaços de inovação territorial, capacitação quanto às temáticas de cada um dos quatro grupos temáticos, diagnóstico das vocações territoriais, planos de trabalho, repositório de boas práticas locais, documentos para reaplicação das atividades desenvolvidas, apoio para o desenvolvimento de soluções inovadoras, análise de legislação e proposta de intervenção legislativa e uma agenda local de inovação.

A 1ª Missão Técnica InovaJuntos: Portugal-Brasil segue até o fim da semana. Na terça-feira, 24, os grupos formados por representantes de Municípios brasileiros e portugueses se reúnem para trabalhar propostas dentro dos quatro temas abordados. A partir de quarta-feira, 25, serão iniciados deslocamentos para visitas aos quatro Municípios brasileiros participantes da primeira seleção do projeto: Blumenau (SC - consórcio Cisamvi), Feliz Deserto (AL), Goiás (GO) e Santarém (PA).

Acesse galeria de fotos do evento: https://flic.kr/s/aHBqjzR9Qa

Da Agência CNM de Notícias
Foto: César Tadeu/CNM


Notícias relacionadas