Home / Comunicação / Política brasileira precisa incorporar a participação de jovens

Notícias

22/08/2018

Compartilhe esta notícia:

Política brasileira precisa incorporar a participação de jovens

Prefeita Anna Lorena Leite debate em Encontro Jovem MunicipalistasNo último painel do Município em Pauta: Encontro Jovem Municipalista realizado nesta quarta-feira, 22 de agosto, na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília, foi lançado o estudo intitulado Jovens Autoridades Locais no Brasil. A pesquisa revelou que 11,8 % das prefeituras brasileiras são comandadas por jovens de até 29 anos. Entre vereadores, esse percentual sobe para 22,69%.

Após a apresentação desse estudo, as autoridades municipalistas presentes debateram a importância da participação da juventude na política brasileira. “A nossa juventude, aos poucos, vem aumentando a representatividade no Brasil. E o principal motivo é o desejo de realizar políticas mais efetivas para a nossa população”, destacou o prefeito de Jaru (RO), João Gonçalves.

Já a prefeita de Monteiro (PB), Anna Lorena Leite, defendeu que é preciso pautar e incentivar a questão da participação política da juventude. “A gente percebe no meio político como nós jovens sofremos com um certo preconceito. Hoje, precisamos ter um incentivo cada vez maior da participação de jovens nos movimentos sociais, nas políticas partidárias, e nas políticas públicas para que eles comecem a se interessar. E temos que buscar políticas que incentivem, inclusive com recursos financeiros, avanços para a juventude nos Municípios”, disse Anna Lorena.

Para finalizar o painel, o presidente da Comissão de Autoridades Jovens da Federação Latino Americana de Cidades, Municípios e Associações Municipalistas (Flacma) e prefeito de Hato Mayor (República Dominicana), Odalis Vega, falou sobre o uso das redes sociais na disputa eleitoral municipalista e na transparência da gestão pública. “As redes sociais são uma importante ferramenta já que 89% das pessoas da América Latina estão no Facebook, por exemplo. E como dizemos: ‘não é possível ter uma segunda oportunidade para ter uma primeira impressão’”, enumerou. Vega também ressaltou a importância desse Encontro Jovem Municipalista, já que o Brasil é o país com mais percentual de participação juvenil na política.


Saiba Mais
Encontro Jovem Municipalista reúne lideranças municipais jovens para debater temáticaEncontro Jovem Municipalista reúne lideranças municipais jovens para debater temática

Políticas públicas voltadas para os jovens são apresentadas em Brasília


Por: Luiz Philipe Leite
Fotos: Jefferson Viana
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas