Home / Comunicação / Políticas de proteção às mulheres estão presentes em mais de 42% dos Municípios

Notícias

28/08/2015

Compartilhe esta notícia:

Políticas de proteção às mulheres estão presentes em mais de 42% dos Municípios

Ag, BrasilUm estudo publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que as políticas de proteção às mulheres estão presentes em quase metade dos Municípios brasileiros. Segundo o material, 42,5% dos entes federados desenvolvem algum tipo de ação nesse sentido. Os dados são referentes ao ano de 2014.

Das 27 unidades da federação, 24 desenvolvem políticas de proteção ao público feminino vítima de violência doméstica. O estudo identificou um avanço, em números absolutos, das cidades com Delegacia Especializada no atendimento a elas. Em 2009, eram 397 delegacias. Já em 2014, esse número subiu para 441.

As informações do estudo foram obtidas com base em dois levantamentos: a Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (Estadic) e a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic). Essas pesquisas passarão a ser feitas em conjunto a partir da próxima edição.

Denúncia
Segundo a Secretaria de Políticas para as Mulheres, houve também um aumento na busca de serviços de apoio ao público feminino. De janeiro a junho deste ano a Central de Atendimento à Mulher, disponível pelo Ligue 180, realizou mais de 364 mil atendimentos. Desse total, 8,84% foram de relatos de violência contra a mulher.

A violência física é uma das principais queixas nas chamadas. Em segundo lugar aparece a violência psicológica, seguida da violência moral. A quantidade de atendimentos relacionados ao tema mostra elevação no número de denúncias e também a importância de desenvolver políticas voltadas ao gênero feminino.

Agência CNM, com informações do Portal Brasil

 


Notícias relacionadas