Home / Comunicação / Portugal recebe delegação do Projeto InovaJuntos

Notícias

23/11/2022

Compartilhe esta notícia:

Portugal recebe delegação do Projeto InovaJuntos

23112022 inovajuntos martim monizEntre os dias 20 e 21 de novembro, a capital de Portugal, Lisboa, reuniu a delegação do projeto InovaJuntos. Separado em clusters temáticos, o projeto reúne equipes de Municípios e consórcios brasileiros, sob a liderança de representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Na oportunidade, brasileiros e portugueses reforçaram pautas como a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Nova Agenda Urbana.

Durante o encontro, o vereador da Economia e Inovação de Lisboa, Diogo Moura, apresentou aos delegados a estratégia do Município de Lisboa nestas áreas de desenvolvimento econômico; desenvolvimento regional e consórcios; cidades verdes e mudanças climáticas, e espaços inclusivos de inovação cultural e social. Na oportunidade, o grupo conheceu espaços como o Hub Criativo do Beato, o Centro de Inovação da Mouraria e o FabLab Lisboa.

No último dia do encontro, a presidente da Câmara Municipal de Lisboa, a vereadora da Cidadania, Sofia Athayde, apresentou o Conselho de Cidadãos, que foi inspirado no modelo das assembleias de cidadãos, amplamente testado e comprovado em todo o mundo.

Cascais
A primeira visita do grupo que atua no eixo de "Espaços Inclusivos e Inovação Cultural e Social" foi ao Município de Cascais, com a recepção da Secretária Joana Pinto Balsemão. A visita seguiu com a participação do grupo na reunião de Orçamento Participativo Jovem. Uma ação desenvolvida pelo Município de Cascais que envolve os alunos no planejamento e decisão do que fazer com parte do orçamento municipal, propondo ideias de projetos para a escola e também para a comunidade local.

Na parte da tarde, o destaque foi a visita ao C2: Centro de Comando, que permite uma visão unificada em todos os domínios da cidade, integrando e oferecendo visualização integrada de milhões de dados, com a colaboração em tempo real e análises para melhorar a eficiência das operações de Cascais: segurança, mobilidade, tráfego, limpeza urbana e ambiente. A visita foi encerrada no Salão Nobre dos Paços do Conselho de Cascais, com os cumprimentos do prefeito Carlos Carreiras.

 

Da Agência CNM de Notíciascom informações dos Municípios de Lisboa 


Notícias relacionadas